Dom José Antonio lança oficialmente Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Fortaleza

dom-josé-coletiva300

O arcebispo metropolitano de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido T. Marques, lançou ontem, 19, no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja, a Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Fortaleza. A abertura da CF 2015 contou com a presença de vários meios de comunicação, representantes do poder público e agentes de pastoral. O Arcebispo falou da importância do tema da Campanha da Fraternidade para toda a igreja católica e para a sociedade.

Padre Francisco Ivan, coordenador arquidiocesano de pastoral, fez a abertura da coletiva lembrando que durante o ano de 2015 a Arquidiocese de Fortaleza celebra 100 anos.  “Celebrar 100 anos é um momento de graça”, disse padre Francisco Ivan. Foi apresentado um slide produzido pelo Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza com informações das pastorais, dos movimentos e dos organismos da Arquidiocese.

A mesa foi composta por dom José Antonio Aparecido T. Marques, arcebispo de Fortaleza; padre Luis Sartorel, assessor das pastorais sociais e do Centro de Estudos Bíblicos – CEBI; padre Brendan Coleman Mc Donald, assessor da CNBB  Regional Nordeste 1; professor Eduardo Girão Santiago, sociólogo e professor da Universidade Federal do Ceará; Ana Maria Freitas, coordenadora da Caritas Arquidiocesana.

Dom José Antonio acolheu os profissionais de comunicação presentes na coletiva e em seguida fez a leitura da mensagem do papa Francisco , enviada por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade 2015. Na mensagem o papa destaca que o tempo quaresmal é propício para a vivência dos sentimentos de fraternidade e cooperação. O papa Francisco fala da importância da contribuição da Igreja no respeito à laicidade do Estado, sem esquecer a autonomia das realidades terrenas, conforme motiva a Doutrina Social, em vista do bem do ser humano. “Cada um deve fazer a sua parte, começando pela minha casa, no meu trabalho, junto das pessoas com que me relaciono. E de modo concreto, é preciso ajudar aqueles que são mais pobres e necessitados”, disse o papa Francisco.

Ao final da mensagem, reflete sobre o lema da CF 2015, “Eu vim para servir”, recordando as palavras de Jesus.

“Queridos irmãos e irmãs, quando Jesus nos diz ‘Eu vim para servir’, nos ensina aquilo que resume a identidade do cristão: amar servindo. Por isso, faço votos que o caminho quaresmal deste ano, à luz das propostas da Campanha da Fraternidade, predisponha os corações para a vida nova que Cristo nos oferece, e que a força transformadora que brota da sua Ressurreição alcance a todos em sua dimensão pessoal, familiar, social e cultural e fortaleça em cada coração sentimentos de fraternidade e de viva cooperação. A todos e a cada um, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, envio de todo o coração a Bênção Apostólica, pedindo que nunca deixem de rezar por mim”.

A CNBB, anualmente promove no período da Quaresma a Campanha da Fraternidade, CF, cujo objetivo é proporcionar a seus fiéis e à sociedade em geral uma reflexão sobre um tema de abrangência social.

Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a  Campanha da Fraternidade 2015 busca reavivar a vocação e missão de todo cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

Veja aqui as fotos – por Silvio Martins, Pascom Arquidiocese de Fortaleza.