Dom Gregório Paixão, OSB, visita Unidade Prisional

Foto: Setor de Comunicação da Unidade Prisional

O Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, OSB, realizou uma visita marcante à Unidade Prisional 5 em Itaitinga, acompanhado por agentes de pastoral e membros da comunidade eclesial. A missão, conduzida pela Pastoral Carcerária da arquidiocese, teve como objetivo promover a presença de Cristo e da comunidade eclesial no ambiente carcerário, reconhecendo a dignidade de cada pessoa, mesmo diante de erros, e fomentando a possibilidade de conversão.

“Ao ir ao local onde estão nossos irmãos privados de liberdade, foi um momento de profunda alegria, mas também de grande reflexão sobre a condição humana. Fiquei muito feliz pela graça do encontro e pela partilha do Pão e da Palavra”, destacou Dom Gregório Paixão.

A visita iniciou com uma calorosa recepção da Direção da UP 5 e policiais penais, demonstrando a importância deste encontro especial. Durante uma reunião no gabinete do Diretor Geral, Marcus Karbage, o Diretor Adjunto, André Luís, abordou os desafios e avanços do trabalho na unidade.

A celebração da missa transcorreu de forma simples e significativa. Dom Gregório conquistou imediatamente a atenção dos irmãos presos ao compartilhar uma história antes da celebração, mantendo acesa a atenção de todos durante a liturgia.

Padre Álvaro Vieira, presente na visita, expressou que “a atenção dos presos permaneceu intensa durante toda a celebração”. O padre Álvaro deu as boas-vindas especiais a Dom Gregório e aos irmãos presentes.

Após a missa, os participantes desfrutaram de um momento de confraternização com a distribuição de lanches, proporcionados pela generosidade das Pias Irmãs da Redenção. Dom Gregório encerrou a visita pessoalmente cumprimentando cada preso presente, prometendo retornar em novas visitas.

“A nossa presença fraterna foi marcada pela fé, pela oração e pelo convívio salutar. Tenho certeza de que muitos daqueles que lá estão – quiçá todos – foram tocados pela Graça de Deus”, ressaltou Dom Gregório.

Foto: Setor de Comunicação da Unidade Prisional

A Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Fortaleza, comprometida com a assistência religiosa e o acompanhamento integral dos presos e suas famílias, enfatiza a importância de manter viva na Igreja a mística da misericórdia e a defesa intransigente da vida e dignidade humanas.

Esta visita representa um momento de esperança e renovação para a Pastoral Carcerária e os irmãos presos, destacando o compromisso contínuo de promover a inclusão social e a reconciliação em meio ao sistema penitenciário.

Foto: Setor de Comunicação da Unidade Prisional

Sem dúvida, a presença de Dom Gregório Paixão na Unidade Prisional 5 foi uma oportunidade única de reafirmar o valor da dignidade humana e da esperança em um novo caminho, mesmo diante das adversidades.

16 respostas

1. Que alento e felicidade ao saber dessa visita do Bispo Dom Gregório. Estou começando a ter esperança com sua missão. Se não tiver enganada, o último Bispo da Arquidiocese de Fortaleza foi Dom Aluísio!

2. Obrigado Dom Gregorio Paixão por levar vida e esperança ao povo privado de liberdade, Deus abençoe sua vida e sua missão.

3. Que MARAVILHA! Dom GREGÓRIO sendo Dom GREGÓRIO!
    Um EVANGELIZADOR SÁBIO, acessível , humilde e acolhedor por Natureza! Quantas saudades desse Direitor Espiritual! Ele foi professor de Ética do meu filho calçula .
    Que DOM GREGÓRIO continue sendo essa PRESENÇA VIVA de JESUS por onde ele passar ! Pois foi assim que JESUS fazia , deixava sempre o lugar mais bonito que antes! Meu abraço afetuoso a DOM GREGÓRIO. Da professora e advogada Adenildes- Salvador- Bahia

4. Um gesto profundamente humano !!!. Igreja é isto ! Aliás,foi o que JESUS proclamou : Eu estava na prisão e tu fortes me.ver.( Mateus 25,36 )

5. Grande pastor, sua presença é sempre marcante, seu sorriso, empatia lembra jesus

6. Que Deus abençoe 🙌 esse momento, toque no coração de cada um para uma verdadeira conversão. Para Deus nada é impossível.

7. Que Deus abençoe 🙌 e

8. Dom Gregório paixão é sem sombra de dúvida um homem de Deus…. querendo aproximar todos de Cristo Jesus…. um homem santo…muitas saudades do nosso bispo de Petrópolis rj… saudades imensas

9. Dom Gregório paixão é sem sombra de dúvida um homem de Deus…. querendo aproximar todos de Cristo Jesus…. um homem santo…muitas saudades do nosso bispo de Petrópolis rj… saudades imensas
    Que Deus o leve há muitas conversões…e que Deus o proteja sempre

10. Dom Gregório Paixão – OSB tem o dom inigualável da palavra. Que suas palavras cheguem aos corações de cada homem que te ouviu.

11. É muito bom está atitude dá nossa diocese pois leva esperança de dias e vida para os nossos irmãos quê estão incacerados!!!!!

12. Gostaria que os irmãos vítimas das violências desses bandidos e que estão abandonados, também recebessem essa visita e tivessem a mesmo solidariedade que dão aos agressores.