Dom Darci José Nicioli, C.Ss.R.

Foi com grande satisfação que nós, os Padres Redentoristas da Vice Província de Fortaleza, assistiramos a ordenação episcopal do nosso confrade Dom Darci José Nicioli, com Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aparecida no dia 3 de fevereiro de 2013. Dom Darci ingressou no Seminário Redentorista Santo Afonso de Aparecida em 1974, onde cursou o Ensino Médio, já em 1977 iniciou o curso de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. No ano 1982 fez sua profissão religiosa na Congregação do Santíssimo Redentor, indo morar em São Paulo para iniciar seus estudos teológicos no Instituto de Estudos Superiores São Paulo, em São Paulo. Foi ordenado diácono por Dom Cláudio Hummes, OFM, quando ainda bispo da Diocese de Santo André.dom-darcy-José-Nicioli

No dia 8 de março de 1986 foi ordenado sacerdote em sua cidade natal por Dom Pedro Fré C.Ss.R. Logo depois de sua ordenação sacerdotal seguiu para Roma, onde cursou o Mestrado em Teologia Dogmática, no Pontifícia Ateneu Santo Anselmo, em Roma. Retornando ao Brasil exerceu vários serviços na Província de São Paulo. Entre os quais podemos mencionar: Reitor do Seminário de Filosofia em Campinas de 1989 a 1996; Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Conselheiro Provincial de 1996 a 2002; Professor de Teologia Dogmática e Sacramentos no Instituto de Estados Superiores São Paulo, na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção     e na Pontifícia Universidade de Campinas de 1989 a 1990. Foi Vigário Paroquial de São José Operário em Campinas de 1990 a 1996; Superior da Comunidade Religiosa de Campinas em 1996; Ecônomo do Santuário  Nacional de Aparecida de 1997 a 2005; Conselheiro Provincial da Província Redentorista de São Paulo em 2003 e Superior da Casa Geral da Congregação Redentorista e do Santuário Internacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Roma de 2005 a 2008. Em dezembro de 2008 foi nomeado Reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Aos 14 de novembro de 2012 foi nomeado pelo Papa Bento XVl como bispo-auxiliar da Arquidiocese de Aparecida. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 3 de fevereiro de 2013. Desejamos todo sucesso ao Dom Darci no seu novo e importante cargo pastoral. Que Deus o abençoe.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald C.Ss.R.

Uma resposta

1. Caríssimo Dom Darci José Nicioli, foi com muita alegria no coração ,que acompanhei pela Rede Aparecida sua maravilhosa ordenação Episcopal. Desejo que sua nova missão dê para a igreja no Brasil, fecundos frutos de amor e devoção maior ainda , a nossa mãezinha do céu.Deus faça fruticar o seu apostolado copiosamente ,com a luz do Espírito Santo e as bençãos carinhosas da Virgem Maria. Parabéns e seja muito Feliz com a graça de Deus.