Deus, no agora e para o além

Foto: Vatican News

Seguindo as pegadas de Jesus de Nazaré, com a compreensão de povo da promessa ou povo da aliança, na bondade indescritível de Deus, a esperança das criaturas e do próprio mundo se cumpre, mas naquele que, para salvar essa realidade contraditório e paradoxal, pela proposta da estrada do êxodo, constantemente reaberta, quis nascer entre os seres humanos, nascer neste mundo.

O Filho de Deus, Mistério de amor, inacessível, imperscrutável e insondável, quer desmantelar a montanha da iniquidade humana, pelo nosso amor próprio, no indiferentismo insensato, mas ao mesmo tempo em que é sua vontade elevar nossos sentimentos e fortificar nosso espírito fraterno, pelos laços humanitários e solidários, na resplandecente luminosidade de que Ele e a luz a iluminar a convivência humana rumo à Pascoa definitiva.

Nele toda resplandecência, nele o Sol do Pai Celeste, o Deus conciliador, indulgente e tolerante, que se levanta tanto sobre os bons como sobre os maus, exemplo que vale para nós, cristãos. Quem ama cresce como criatura humana, na complacência transigente e flexível, no agora e para o além. Daí a convocação: amar é sair de si mesmo, na dedicada persistência de responder o mal com o bem.

Quem ama, de verdade, quer enveredar num esmerado capricho, sua única alternativa: fazer o bem sem olhar a quem, tudo num amor elevadamente verdadeiro, o qual se abre aos irmãos e ao mundo, cognominado como amor desinteressado, abnegado, altruísta, no compromisso, repetindo, de sair de si mesmo, valendo aqui o pensamento do doutor da graça, Santo Agostinho: “Ama e fazes o que quiseres”.

No amor de Jesus de Nazaré, farol da justiça, que, ao penetrar no chão da nossa mente, com seu amor complacente, luz que a tudo conduz. Nele a vida que floresce, como dom e graça nos enaltece, um Deus consistente, na alegre esperança, o sonho de um mundo mais atraente e benevolente. Assim seja!

Padre Geovane Saraiva – Pároco de Santo Afonso, blogueiro, jornalista, escritor, poeta e integrante da academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF).