Comunidade Shalom celebra abertura do Ano Jubilar de fundação

A Comunidade Shalom, conhecida como ‘Shalom português”, realiza nesta quarta-feira, 27, Festa de São João Evangelista, às 19h30, a celebração eucarística de abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 50 anos de fundação do carisma. A missa será presidida pelo padre Luiz Carlos, CSh, fundador da congregação, na Praça São João (Rua Lopes Filho, 303, Amadeu Furtado), em Fortaleza.

Conheça a história do carisma:

“Em Janeiro de 1983, o Sr. Cardeal D. Aloísio Lorscheider, aprova canonicamente a Comunidade Shalom, como Sociedade de Vida Apostólica. Assim, em Fortaleza – Ceará – Brasil, era assumida pela Igreja uma experiência de Vida Religiosa que começara a dar seus primeiros passos em Huambo – Angola, no ano de 1974.
Na realidade dos jovens de Angola, que nos anos 60 descobriram no Movimento Encontros de Jovens Shalom um espaço de crescimento e compromisso na Igreja e no mundo, fez-se sentir a necessidade de uma comunidade de padres disponíveis para a evangelização da juventude. No coração do Pe. Luís Carlos, onde Deus já fizera habitar este carisma da juventude, germina então o sonho da Comunidade.

Somos uma Comunidade de padres inteiramente dedicados à evangelização da juventude, especialmente através do Movimento Encontros de Jovens Shalom. Somos pessoas consagradas e nossa vida é andar por aí, indo onde os jovens estão para, a partir de sua realidade, com eles fazermos um processo de formação integral, ao nível humano, teológico, espiritual, social e pedagógico. Nossa vida é de andarilhos, missionária, indo de grupo em grupo, de paróquia em paróquia, animando cursos e encontros, à luz deste projecto de Educação na Fé, para um crescimento integral das pessoas.

Marcada pela itinerância e pela simplicidade, nossa vida procura encarnar o dinamismo do Evangelho no meio dos jovens, como uma pequena semente da libertação do Reino.
Há 12 anos faz sua história a Comunidade Shalom Feminina, como resposta ao chamado de Deus que se tem manifestado na vida de algumas jovens”, lê-se no site da instituição religiosa.

Uma resposta

1. Somos “jovens” que tivemis o privilégio de privar com a comunidade Shalon no Huambo e em Portugal, Riachos-Torres Novas.
    Deuxamos a nossa unidade e votos de continuação de uma vida dedicada aos jovens. Teresa e António Gomes