CNBB e Cáritas Brasileira firmam parceria com União Europeia para apoio às famílias da Bahia e Minas - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

CNBB e Cáritas Brasileira firmam parceria com União Europeia para apoio às famílias da Bahia e Minas

As fortes chuvas deram uma trégua e as águas das enchentes baixaram, mas agora as comunidades atingidas na Bahia e em Minas Gerais se deparam com os estragos causados e iniciam a reconstrução de suas vidas. No fim do ano passado, 25 pessoas perderam a vida e mais de 100 mil ficaram desabrigadas na Bahia. Em Minas Gerais já são 25 óbitos e 52 mil pessoas fora de casa desde o início de 2022.

Esse cenário de emergência repercutiu mundialmente e chamou a atenção de representantes de entidades da cooperação internacional. Dentre essas a União Europeia e a Cáritas Suíça, que logo após a virada do ano enviaram para o Brasil o Especialista para Emergências Rápidas da ECHO/União Europeia para as Américas Roman Majcher, e a Gestora do Programa Brasil da Cáritas Suíça, Rebekka Reischmann. O intuito foi verificar a situação local, com o apoio da CNBB e Cáritas Brasileira.

Assim, dentro da agenda de mobilização da campanha #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda, a delegação esteve nos municípios baianos de Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Itamaraju, entre os dias 3 e 8 de janeiro. A missão incluiu ainda reuniões com entidades parceiras, paróquias e poder público.

“Viemos ver os impactos das enchentes e encontramos uma situação dramática, em que diversas comunidades perderam tudo, com consequências relacionadas a moradia, saúde, subsistência e proteção, por isso, estamos muito preocupados com esse cenário, uma vez que a resposta ainda não ganhou o ritmo esperado de assistência humanitária básica às pessoas que sofreram danos”, declarou Roman Majcher, Especialista para Emergências Rápidas da ECHO/União Europeia.

Rebekka Reischmann, Gestora do Programa Brasil da Cáritas Suíça, também se impressionou com a conjuntura: “Mesmo após termos visto as imagens na televisão, ficamos muito impactados e preocupados já nas primeiras visitas em Ilhéus e Itabuna, em que vimos casas e ruas inteiras destruídas. É uma situação muito séria, por isso precisamos realmente juntar todas as forças disponíveis para garantir que as vidas dessas muitas famílias possam ser reconstruídas o quanto antes”.

Os representantes da cooperação internacional foram acompanhados por Valquíria Lima, Coordenadora Nacional da Cáritas Brasileira, por José Jardel do Nascimento, Secretário Regional da Cáritas Nordeste 3, e pelos bispos das regiões afetadas: Dom Giovanni Crippa (Diocese de Ilhéus), Dom Carlos Alberto dos Santos (Diocese de Itabuna) e Dom Jailton de Oliveira Lino (Diocese de Teixeira de Freitas).

Objetivo da missão

Roman Majcher, Especialista para Emergências Rápidas da ECHO/União Europeia. Fotos: Paula Lanza

O objetivo da missão foi, primeiramente, ouvir o que as comunidades afetadas têm a dizer sobre o que vêm atravessando neste momento e, a partir daí, somar forças para salvar vidas, atender as necessidades imediatas e oferecer acolhimento e proteção.

“As ações de solidariedade não podem parar, assim como também é importante fortalecermos a nossa incidência política junto aos governos municipais, estaduais e federal, pois o Estado precisa dar uma resposta a essas famílias, uma vez que os desastres são enormes e muitas delas perderam tudo”, afirma Valquíria Lima.

A partir das visitas foi possível iniciar o mapeamento das necessidades e identificar as lacunas no processo de apoio às populações afetadas, para planejamento da aplicação dos recursos arrecadados pela campanha emergencial #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda, iniciada no dia 11 de dezembro de 2021.

Agora, a campanha será fortalecida por meio da doação de 1 milhão de euros pela União Europeia, via consórcio Cáritas Suíça, Cáritas Bélgica e Cáritas Brasileira. O recurso beneficiará famílias dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Itamaraju (Nova Alegria), Jucuruçu e Dário Meira, na Bahia, Palmópolis e Rio Prado, em Minas Gerais.

Serão 1.000 famílias beneficiadas com bolsas de subsistência e serão distribuídos 5.000 kits de higiene familiar, 5000 mil kits de limpeza e 1.000 kits infantis. Ao todo 24 mil pessoas serão beneficiadas. A iniciativa terá duração de seis meses e será realizada entre fevereiro e julho de 2022.

Com os recursos das doações realizadas por meio da campanha de arrecadação, este número irá aumentar, alcançando ainda mais pessoas e chegando em outras cidades.

“E nós também queremos chamar a atenção ao fato de que essa situação é resultado de um modelo de desenvolvimento e que, cada vez mais, nós viveremos fenômenos como esse, portanto, é necessário repensar essa lógica e investir em ações de prevenção, a fim de que catástrofes como essas possam ser minimizadas”, completa.

#SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda

A arrecadação continua! Você pode contribuir com a campanha, através das contas do escritório nacional da Cáritas Brasileira:

Banco do Brasil
Agência: 0452-9
C/c: 50.106-9

Caixa Econômica Federal
Agência: 1041
C/c: 1132-1

Para DOC, TED, OU PIX O CNPJ do escritório nacional da Cáritas Brasileira é: 33.654.419/0001-16

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil divulga orientações para padronização da síntese diocesana

Bispo do Regional Sul 3 da CNBB relata as impressões de sua primeira Visita ad Limina Apostolorum

O Papa: a vítima tem o direito de protestar, diante do mistério do mal

Confira programação do Festival Halleluya 2022; Pe. Marcelo Rossi e Pe. Fábio de Melo estão confirmados

Papa nomeia padre Bertilo João Morsch como bispo auxiliar na Arquidiocese de Porto Alegre (RS)