CF 2022: presidência da CNBB apresenta “carta do episcopado brasileiro às famílias, educadores e gestores

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tornou pública, neste domingo, 6 de março, no Santuário Nacional de Aparecida, durante a Missa Solene de abertura da Campanha da Fraternidade 2022, a “Carta do Episcopado Brasileiro às famílias, aos educadores e gestores por ocasião da Campanha da Fraternidade 2022”.

De acordo com o assessor do Setor de Educação da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Júlio César Resende, a ideia de escrever a carta foi proposta originalmente pelo arcebispo de Goiânia (GO) e presidente da Comissão para a Cultura e a Educação da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva.

O objetivo, segundo o assessor da Comissão, é fazer com que a mensagem da Campanha da Fraternidade fosse levada de forma mais simples e direcionada a alguns públicos específicos (famílias, educadores e gestores) de tal maneira que estes pudessem acolhê-la.

“A carta foi pensada como uma mensagem de proximidade e cuidado pastoral do coração dos bispos e pastores da Igreja no Brasil para as famílias, na missão que têm  na educação, aos educadores, com sua grande tarefa, e àqueles que tem a missão de gerir, os gestores, sejam das instituições ou de órgãos públicos”, ressaltou.

Agradecimento e reconhecimento aos educadores

A ideia, segundo o representante da Pastoral da Educação, é ter uma mensagem de proximidade para aqueles que muitas vezes não têm acesso a todos os textos. “Uma carta também com o intuito de ser uma proximidade. A carta tem o intuito de agradecer e reconhecer o empenho que as famílias, os educadores e gestores fazem em prol da educação em seus diversos ambientes”, disse.

A carta, segundo o padre, aprovada pelos Conselho Pastoral e Permanente da CNBB, convida as famílias, os educadores e gestores a acolherem a proposta da educação cristã, uma proposta que busca formar a pessoa na sua integralidade é voltada e direcionada à promoção do bem comum e também apresenta uma esperança na humanidade e no papel que a educação tem.

Conheça, no vídeo abaixo, uma síntese da carta e, na sequência, a íntegra do documento: