Centenário de nascimento do saudoso monsenhor Antônio Souto - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Centenário de nascimento do saudoso monsenhor Antônio Souto

A Arquidiocese de Fortaleza recorda neste terça-feira, 13 de junho, o centenário do nascimento de monsenhor Antônio Souto Ribeiro da Silva (in memoriam), falecido em 19 de junho de 2017, aos 94 anos. Ele exerceu por 70 anos o ministério sacerdotal em nossa Igreja arquidiocesana. Fez de sua vida uma oblação em favor do Reino de Deus.

“O meu pensamento sobre Jesus Cristo é o mesmo da Igreja Católica: Jesus Cristo é o Filho de Deus que veio ao mundo para salvar a humanidade. Ele é a Palavra de Deus aos homens. O grande revelador do Pai Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida”, revelou monsenhor Souto.

Conheça a sua história:

Estudos

*Primário: em escolas particulares, na cidade de Parnaíba- Piauí de 1929 a 1933.

*Secundário: no Ginásio Paraibano de 1934 a junho de 1935; no Colégio Cearense em Fortaleza de julho a dezembro de 1935; e no Seminário de Fortaleza, de fevereiro de 1936 a dezembro de 1940.

*Superior: Filosofia e Teologia no Seminário de Fortaleza de fevereiro de 1941 a dezembro de 1946.

*Curso de Letras: Faculdades Anchieta  em  São Paulo  de  março de  1969  a dezembro de 1970; Letras na Universidade Federal do Ceará de março de 1971 a dezembro de 1972.

Monsenhor Antônio Souto – uma vida de fidelidade a Cristo e sua Igreja.

*Descobriu sua vocação sacerdotal aos 8 anos de idade.

Foi ordenado sacerdote em Fortaleza, no dia 1º de dezembro de 1946, por Dom Antônio de Almeida Lustosa.

*Primeira Missa Solene foi presidida na Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, Fortaleza a 8 de dezembro de 1946 e em Crato (CE), no dia 15 de dezembro de 1946, com assistência pontifical de dom Francisco Assis Pires, Bispo de Crato (CE).

Atividades Pastorais: 

*Secretário particular de dom Antônio de Almeida Lustosa, de fevereiro de 1947 a fevereiro de 1948. 

*Pároco de Pacatuba, de 14 de fevereiro de 1948 a fevereiro de 1964.

*Reitor do Seminário Menor de Fortaleza – Curso Ginasial, em Maranguape, de fevereiro de 1964 a fevereiro de 1965.

*Reitor do Seminário Cardeal Frings, Bairro Dias Macedo, de fevereiro de 1964 a  fevereiro de 1967.

*Assistente Espiritual da Capela de São Francisco (Bairro Dias Macedo) no ano de 1966.

*Vigário Paroquial (Coadjutor) da Paróquia de Santa Cecília, no bairro do mesmo nome no Centro de São Paulo de março de 1967 a 1971 com licença do arcebispo de Fortaleza, dom José de Medeiros Delgado. 

*Pároco na Paróquia de São Vicente de Paulo, de março de 1971 a março de 1980, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

*Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Messejana – periferia de Fortaleza, de março de 1980 a setembro de 1990.

*Vigário geral da Arquidiocese de Fortaleza, de setembro de 1990 a 15 de março de 2008.

Outras Atividades:

Professor de inglês, no Centro de Cultura Britânico da Universidade Federal do Ceará, durante alguns meses em 1972;  Professor de inglês no curso ginasial do Colégio Santa Cecília, durante 1 ano em 1973; Professor na Escola Vocacional, no Seminário Provincial de Fortaleza – de Introdução ao mistério de Cristo, durante um ou dois anos, em 1982; Professor de Teologia Dogmática (Tratado de Deus Uno e Trino), de Teologia Pastoral, de Liturgia, no Seminário Provincial de Fortaleza, uns 2 anos (mais ou menos em 1983 e 1984); Por muitos anos foi Capelão do Mosteiro das Irmãs Concepcionistas em 1991 e Capelão da igreja de São Judas Tadeu, de 1996 até 2008.

Galeria de imagens:

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

CNBB incentiva a eleição de conselheiros tutelares, dia 1º/10, comprometidos com a proteção da população infanto-juvenil

Comissão para a Liturgia e Edições CNBB lançam formação online sobre a terceira edição típica do Missal Romano

A defesa da Vida é prioridade do Magistério da Igreja

Paróquias da Arquidiocese de Fortaleza festejam novenário em honra a São Francisco

Grupo “Igreja em Saída” lança livros que abordam questões eclesiais na América Latina e Caribe