Cardeais decidem que enviarão mensagem ao Papa emérito

congregacoes.02Na sala nova do Sínodo, no Vaticano, foi realizada na manhã desta segunda-feira, 4 de março, a primeira congregação geral do Colégio Cardinalício. Às 17h , hora de Roma, está marcada para ser a segunda reunião. Trata-se dos primeiros passos que levarão os cardeais a escolher, nos próximos dias, a data do início do Conclave para eleger o novo Papa.

Na entrevista coletiva com os jornalistas, o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou que estavam presentes 142 cardeais dos quais 103 são eleitores, portanto devem ainda chegar a Roma 12 cardeais eleitores, uma vez que são esperados para o Conclave, 115 cardeais. No início da primeira congregação foi feita a oração do “Veni Sancte Spiritus”. Em seguida, o cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio, falou sobre o significado do evento. Depois foi realizada a cerimônia do juramento de cada cardeal. O cardeal Camerlengo Tarcisio Bertone antecipou a proposta, aprovada, que o padre Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia, tenha na tarde de hoje, a primeira meditação das congregações gerais. O Colégio dos cardeais aprovou também a proposta do cardeal decano de enviar uma mensagem ao Papa emérito.

Uma outra providência da congregação realizada na manhã de hoje, disse padre Lombardi, foi a eleição, por sorteio, dos três assistentes do Camerlengo. Na Constituição sobre o Conclave se fala da Congregação Particular, aquela que trata dos assuntos de caráter prático, guiada pelo Camerlengo, mas constituída também de seus assistentes que são sorteados pelos eleitores presentes em Roma. Foram sorteados e, portanto, nomeados como assistentes: o cardeal Crescencio Sepe, pela ordem dos Bispos; o cardeal Giovanni Battista Re, pela Ordem dos Presbíteros; e o cardeal Franc Rodé pela Ordem dos Diáconos. Esses cardeais, portanto, por três dias, serão os assistentes do Camerlengo na Congregação Particular. Depois de três dias, serão sorteados outros três afim de que se faça um rodízio. Na primeira congregação de hoje, 13 cardeais fizeram intervenções breves, mas intensas.

Houve um intervalo durante a primeira congregação que durou cerca de meia hora. Padre Lombardi precisou que este momento foi importante para um significativo contato pessoal de encontros, troca de ideais, também em âmbito particular e não somente na assembleia. A primeira reunião dos cardeais, portanto, segundo padre Lomabrdi, foi marcada por um clima de grande serenidade. Um início muito positivo, sereno e que promete um caminho intenso que vai durar toda a semana. Padre Lombardi lembrou que nos próximos dias será decidida a data de início do Conclave, evento que já recebeu 4.300 credenciamentos de jornalistas do mundo inteiro.

Fonte: CNBB.