Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Campanha Missionária 2016

1

Tema: Cuidar da Casa Comum é nossa missão
Lema
: “Deus viu que tudo era muito bom…” (Gn 1, 31)

Outubro é o Mês das Missões, um período de intensificação das iniciativas de animação e cooperação missionária em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, penúltimo domingo de outubro (este ano dias 22 e 23), conforme instituído pelo papa Pio XI em 1926.

Cuidar da Casa Comum é nossa missão”. Este é o tema escolhido para a Campanha Missionária em 2016. O lema é extraído da narrativa da criação no livro do Gênesis: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31). O projeto do Criador é maravilhoso, mas encontra-se ameaçado! A preocupação pela ecologia parte de dois gritos: o grito dos pobres que mais sofrem, e o grito da Terra que geme pela exploração. A temática retoma a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano e amplia a missão de cuidar da vida em todo o planeta. Em sua Encíclica Laudato si’, o papa Francisco adverte que “a existência humana se baseia sobre três relações intimamente ligadas: as relações com Deus, com o próximo e com a terra” (LS 66). E lança uma pergunta: “Que tipo de mundo queremos deixar a quem nos suceder, às crianças que estão crescendo?” (LS 160). Em nossa Casa Comum, tudo está interligado, unido por laços invisíveis, como uma única família universal. E nós recebemos de Deus a missão de cuidar dessas relações. Isso tem a ver com a missão da Igreja. Queremos fazer do cuidado do planeta a nossa missão até os confins do mundo. Diante da crise socioambiental, nem todos temos de ser especialistas e saber tudo, mas temos o dever de mudar nossos hábitos e apoiar ações práticas.

Oração do Mês Missionário 2016

Pai de misericórdia,

que criaste o mundo
e o confiaste aos seres humanos.
Guia-nos com teu Espírito para que,
como Igreja missionária de Jesus,
cuidemos da Casa Comum

com responsabilidade.
Maria, Mãe Protetora,

inspira-nos nessa missão.

Amém!

Apresentação dos subsídios

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de organizar a Campanha Missionária, na qual colaboram a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina). Todos os itens da Campanha serão enviados no final do mês de junho às 276 dioceses e prelazias do Brasil para serem distribuídos entre as paróquias e comunidades. É importante verificar se o material está chegando e organizar a sua distribuição.

Além disso, os materiais estão disponíveis nesta Página para baixar e multiplicar livremente.

1Cartaz

O cartaz da Campanha Missionária 2016 mostra que em nossa Casa Comum, tudo está interligado. E nós recebemos de Deus a missão de cuidar dessas relações. A arte destaca o tronco de uma árvore no formato de uma mão enraizada na terra. A mão, por sua vez, representa cuidado e proteção, bem como, a participação humana na obra da criação. A ideia é realçada pelas cinco folhas da árvore contendo cenários de cuidado nos cinco continentes. As cores missionárias estampadas no caule das folhas recordam a dimensão universal da missão.

3

Orações dos fiéis

As orações dos fiéis para os cinco domingos de outubro incluem um comentário inicial e a Oração da Campanha. As orações encontram-se disponíveis em PDF e podem ser projetadas através de aparelho multimídia para que a comunidade, reunida em celebração, acompanhe e reze em sintonia com a temática da Campanha Missionária. Além disso, serão inseridas em alguns Folhetos Litúrgicos.

4

Novena

Com 60 páginas de conteúdo, para cada dia, o livrinho da Novena Missionária apresenta: 1) breve leitura da realidade; 2) testemunhos missionários; 3) iluminação desde a Palavra de Deus; 4) reflexões; 5) orações; e 6) convite ao compromisso. O objetivo é criar comunhão, rezar, refletir e incentivar para o compromisso, tendo presente os diversos aspectos da Missão. A Novena pode ser feita pelos grupos de reflexão, grupos de rua, nas casas de família, nas comunidades ou escolas.

5

Mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões

Em suas páginas centrais o livrinho da Novena traz a Mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões que este ano tem como título “Igreja missionária, testemunha de misericórdia”. “O Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que a Igreja está vivendo, proporciona uma luz particular também ao Dia Mundial das Missões de 2016: convida-nos a olhar a missão ad gentes como uma grande, imensa obra de misericórdia quer espiritual quer material”, diz o papa.

6

Marcadores de página

Este ano foram confeccionadas seis versões de marcadores de página com a Oração da Campanha Missionária. Estes apresentam as imagens dos fundadores das quatro Obras Pontifícias: Venerável Paulina Jaricot, dom Carlos Forbin-Janson, Joana Bogard e o Bem-aventurado Paolo Manna. O Bem-aventurado Charles de Foucauld e o cartaz da Campanha completam a série.

7

Envelopes para a coleta do Dia Mundial das Missões

O envelope deve ser utilizado exclusivamente para a Coleta do Dia Mundial das Missões, feita nas celebrações do penúltimo final de semana de outubro (este ano, dias 22 e 23). As ofertas devem ser integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.

8

DVD

A Novena vem acompanhada do DVD, com destaque para os testemunhos missionários na missão de cuidar da Casa Comum. Sugerimos inserir o DVD no roteiro da Novena, assistindo às narrativas do vídeo, conforme indicado no livrinho. Pode também ser utilizado em homilias dominicais, reuniões das pastorais, conselhos paróquias e comunitários, grupos e movimentos, e até mesmo nos encontros de oração

 

  Por Equipe das Pontifícias Obras Missionárias – POM

 

Na Arquidiocese de Fortaleza o material do mês missionário foi encaminhado, pelo COMIDI, para as Regiões Episcopais que repassaram, ou repassarão para as Paróquias e Áreas Pastorais.

No Secretariado de Pastoral da Arquidiocese ainda há DVDs e envelopes à disposição. Quem quiser poderá procurar e receber gratuitamente. Informações: (85) 3388 8701;  3388 8723,  com Rosélia ou Hilda.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais