“Boa-nova para novos tempos”

Sob este lema iniciamos novo ano e novo plano de pastoral para a Arquidiocese de Fortaleza, após a 21ª. Assembléia Arquidiocesana de Pastoral e em sintonia com o Regional NE1 – Ceará e com a CNBB e suas Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011 – 2015.

“Boa-nova para novos tempos”: o Evangelho de Jesus, o Evangelho de sempre, para os novos tempos que vivemos, com seus desafios e urgências na vida e ação da Igreja. Sempre Boa nova é o Evangelho de Jesus Cristo, sua presença viva e atuante na humanidade através da existência e ação da Igreja. É o Senhor conosco todos os dias até o fim dos tempos.

Tudo isto revivemos no Natal apenas celebrado. Tudo isto esperamos realizar com nova graça com o Ano Novo 2012, que estamos iniciando. Tudo é graça divina, que abre o futuro como realização plena do projeto amoroso criador e redentor de Deus. O tempo não é a rotina cíclica de fatos que se repetem numa mesma peça encenada cada vez de novo por novos personagens. O tempo é graça de uma realização cada vez mais plena rumo ao destino último da humanidade: vida plena na comunhão de Deus.

Por isso o novo Plano de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza, rumo ao centenário de sua existência a ser celebrado no ano 2015, quer com toda a Igreja: “Evangelizar a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.”

E assim responder a uma Igreja que se torna permanentemente missionária, expressando a comunhão de todas as suas comunidades, Igreja casa de iniciação da vida cristã, no seguimento de Jesus e vivência de Sua Palavra, a serviço da plena vida para todos.

Assim o que nos espera é novo tempo de nova evangelização: no ardor, nos métodos, nas expressões.

Se já somos uma grande parcela católica da Igreja no Ceará, boa nova será nos tornarmos realmente aquilo que dizermos ser: cristãos católicos. Cristãos: outros Cristo pela vida e pela missão. Católicos: realmente em comunhão universal na única família de Deus, fazendo com que aconteça a unidade em Cristo num único Povo. Quanta alegria e verdadeira vida temos a testemunhar e transmitir, servindo no amor de Deus a vida plena que recebemos em Cristo!

Assim, estaremos nos anos que temos pela frente, renovando nossa vida e missão de Igreja para celebrarmos o centenário do dom de Deus nesta Arquidiocese com muitos frutos de santidade – testemunho da ação da graça de Deus em nós: na Fé (Ano da Fé proclamado pelo Papa Bento XVI – 2012-2013); Ano da Esperança (2013-2014); Ano da Caridade (2014-2015). E a programação feliz do Ano Jubilar – 100 anos da Arquidiocese de Fortaleza (2015), “Boa Nova em novos tempos”.

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques

Arcebispo Metropolitano de Fortaleza