Editorial do Arcebispo de Fortaleza - Dezembro de 2016 - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Editorial do Arcebispo de Fortaleza – Dezembro de 2016

“NATAL NO ANO MARIANO NACIONAL”

 

Estamos celebrando mais uma vez o Natal de Jesus, expressão maravilhosa da misericórdia divina: Deus que vem ao nosso encontro pelo Mistério da Encarnação do Filho Eterno no seio da Virgem Maria para a salvação da humanidade.dom-josé-antonio_

A graça da Encarnação já se expressa na maravilha da transformação da natureza humana decaída na Imaculada Conceição da Virgem Maria, preservada do pecado pelos méritos de Jesus Cristo. E nela a humanidade vislumbrará seu próprio destino na redenção em Cristo, do pecado para a graça, para a participação na vida divina.

15b A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos. 16 Também, o dom é muito mais eficaz do que o pecado de um só. Pois a partir de um só pecado o julgamento resultou em condenação, mas o dom da graça frutifica em justificação a partir de inúmeras faltas. 17 Por um só homem, pela falta de um só homem, a morte começou a reinar. Muito mais reinarão na vida, pela mediação de um só, de Jesus Cristo, os que recebem o dom gratuito e superabundante da justiça. 18 Como a falta de um só acarretou condenação para todos os homens, assim o ato de justiça de um só trouxe, para todos os homens, a justificação que dá a vida. 19 Com efeito, como pela desobediência de um só homem a humanidade toda foi estabelecida numa situação de pecado, assim também, pela obediência de um só, toda a humanidade passará para uma situação de justiça.” (Rm 5, 15b – 19)

Por misteriosa condescendência divina, em Jesus Cristo a humanidade passa a uma nova situação de justiça. Em Maria, Mãe de Jesus, esta situação é dada como preservação em sua imaculada concepção; a toda a humanidade será dada como redenção pela graça da pregação do Evangelho, a Fé no dom do Espírito Santo. Assim a Igreja reza confiante: Sol de justiça, a quem a Virgem Imaculada precedeu como aurora resplandecente, – concedei que caminhemos sempre à luz da vossa presença. Ó Deus, que preparastes uma digna habitação para o vosso Filho pela Imaculada Conceição da Virgem Maria, preservando-a de todo o pecado em previsão dos méritos de Cristo, concedei-nos chegar até vós, purificados também de toda a culpa, por sua materna intercessão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.” (da Liturgia de 8 de dezembro)

Esta participação na vida da graça é oferecida toda a humanidade pela missão do Evangelho. O tempo do Advento, preparação para a celebração do Natal do Senhor, do Deus que vem, do Deus-conosco (Emanuel), reporta-se a todo o movimento de evangelização que partiu de Cristo para chegar aos confins da Terra, no espaço e no tempo. Vivemos também a chamada CAMPANHA DA EVANGELIZAÇÃO, que a todos convoca para dar com alegria e efusão o dom recebido e experimentado: a vida no Amor de Deus. Como Maria, fecunda do Espírito dá à luz e ao mundo Jesus, hoje a Igreja – Corpo Místico de Cristo – Deus-conosco, com alegria e efusão do Espírito é enviada para o dom do Evangelho a toda criatura, a todos os recantos da vida, a todas as periferias da existência, a toda a terra.

Em campanha todos somos convocados (chamados juntos) a testemunhar e anunciar a alegria do Evangelho com meios espirituais e materiais. Uma palavra de Jesus a seus discípulos torna-se atual referência: “Dai de graça o que de graça recebestes.” (Mt 10,8) O Evangelho é a difusão do Amor. Da primeira agraciada, Maria – Mãe de Jesus – feita Mãe dos homens, recebemos a educação de filhos para esta difusão da graça. Onde a necessidade a que a mãe não seja levada a socorrer? Com Maria no Natal de Jesus durante todo o ano e toda a vida.

 

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques

Arcebispo Metropolitano

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Retiro prepara Diáconos para ordenação sacerdotal

Live formativa aborda temática da Campanha para a Evangelização 2021

juJuventude região São José

Juventude da Região Episcopal São José se reúne para encontro de espiritualidade

Assembleia Regional da Pastoral Vocacional/Serviço de Animação Vocacional é realizada em Caucaia

“Sinodalidade o caminhar do povo de Deus” em comunhão, participação e missão