[Artigo] Beatificação de Maria Celeste Crostarosa

Foi com enorme alegria que os padres redentoristas do mundo inteiro receberam a notícia que o Santo Padre Francisco vai beatificar no dia 18 de junho 2016 Madre Maria Celeste Crostarosa, fundadora  das  Irmãs da Ordem do Santíssimo Redentor. O Programa para a celebração do ato de beatificação é o seguinte: Haverá a solene beatificação da Madre Maria Celeste Crostarosa na Basílica-Catedral de Maria SS. Assunta in Cielo, Foggia, na Itália, no dia de 18 de junho, 2016, presidido  por sua Eminência Cardeal ANGELO AMATO, Delegado de Sua Santidade Papa Francisco e Prefeito da Sagrada Congregação das Causas dos Santos. Foggia, dia 18 de junho às 18.30 horas, na Igreja do Mosteiro das irmãs Redentoristas do Santíssimo Redentor, com Vésperas Cantada, e presidida pelo Excelentíssimo e Reverentíssimo Senhor Pe. Michael Brehl, Superior Geral dos Padres Redentoristas (Congregação do Santíssimo Redentor). Também em Foggia, domingo, dia 19 de junho, 2016 às 10.00 horas, uma Missa Solene de Agradecimento, presidido pelo Cardeal SALVATORE DE GIORGI, Arcebispo emérito de Palermo.brendan_

Maria Celeste nasceu em Nápoles no dia 31 de 1696,  filha de um casal rico e religioso: D. José e D. Paula Batista que tiveram 12 filhos. Aos 22 anos, tendo ido visitar o mosteiro carmelita de Marigliano com suas irmãs,  decide-se ficar ali com a irmã Úrsula. Passaram cinco anos aí até o bispo local dissolveu a comunidade e dispersou as religiosas. Como Maria Celeste era conhecida do notável Falcóia, homem que sabia descobrir as grandes personalidades, como por exemplo, Santo Afonso, convidou as religiosas ao recém-criado mosteiro da Visitação em Scala. Aí, Maria Celeste, como noviça, no dia 25 de abril de 1725, teve o início das “revelações” e a redação dos textos de uma nova Regra para um Instituto.

A personalidade de Maria Celeste foi apresentada assim: “Ela viveu intensamente o plano da salvação. Como mulher, soube superar as dificuldades de seu tempo, e a sua obra merece um lugar de relevo na história da espiritualidade cristã. Possuía dotes para o governo, era firme nas decisões, entusiasta no empreendimento de sua obra; com notável capacidade de análise e síntese, coragem, e um ardor que se acentuava mais nas dificuldades e obstáculos, encontravam meios geniais para não desistir de realizar o que o Senhor lhe pedia”.

O Bispo Dom Falcóia, em setembro de 1730, mandou Pe. Afonso Maria de Ligório a Scala como confessor e pregador no Mosteiro. Maria Celeste, assessorada por Santo Afonso deu forma a uma comunidade que se esforçou para viver plenamente o Evangelho de Cristo em todas as dimensões de sua vida humana e religiosa. Resumindo uma série de eventos e com a graça de Deus, no dia 13 de maio de 1731, dia de Pentecostes deu-se finalmente princípio ao novo instituto, com o nome de “Ordem do Santíssimo Redentor”. E aos seis de agosto, festa da Transfiguração do Senhor”, no mesmo ano de 1731, as irmãs receberam o Hábito da ordem.

Paralelamente à Ordem do Santíssimo Redentor, Santo Afonso fundou, em 1732, a Congregação do Santíssimo Redentor para missionários. Por suas origens, e por seu nome e espiritualidade, a Ordem do Santíssimo Redentor, está ligada à Congregação do Santíssimo Redentor. “Os dois institutos são chamados a realizar um fim comum  de maneira complementar. Ambos têm por missão, ser testemunhas fiéis do amor do Pai e continuar assim, com a graça do Espírito Santo, o Mistério do Cristo Jesus, nascido da Virgem Maria, para a salvação da humanidade”.

Em 1738 Maria Celeste voltou para Foggia onde fundou o Mosteiro definitivo com sua irmã e seis jovens. O  redentorista São Geraldo tinha grande influência  espiritual no mosteiro. Foi aqui no dia 14 de setembro de 1755, que Madre Maria Celeste Crostarosa faleceu com 59 anos de idade. Aproveito o ensejo para parabenizar as irmãs da Ordem do Santíssimo Redentor e rogo que brevemente Maria Celeste será canonizada.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald

Redentorista