Ampliada Nordestina convoca a Igreja para o 6º Nordestão das CEBs

De 28 a 31 de julho, aconteceu na diocese de Itabuna (BA) o Encontro da Ampliada Nordestina em preparação ao 6º Nordestão das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) que irá se realizar entre os dias 19 e 22 de julho de 2012, na diocese de Itabuna e reunirá todos os Regionais do Nordeste.

O encontro, cujo tema foi “Construir o 6º Nordestão”, faz parte de uma série de atividades que vêm sendo realizadas em preparação a este importante evento da Igreja Católica no Nordeste. Caminha também para a realização do 13º Intereclesial das CEBs que acontecerá em 2014, no Crato (CE).

Durante os quatro dias de reunião, várias atividades foram realizadas, entre elas visitas aos locais onde serão realizadas as atividades plenárias do Intereclesial. Foram definidos também os subtemas a serem trabalhados nas plenárias como “Espiritualidade Ecológica; As CEBs e as Políticas Públicas, destaque aos aspectos da educação, segurança pública e saúde, este último tema da Campanha da Fraternidade de 2012, entre outros.

No fim do encontro houve outros encaminhamentos para a realização do 6º Nordestão, no ano que vem, como hospedagem, coordenação dos dias das plenárias, equipes de trabalho, livro de cânticos e contribuições financeiras dos Regionais. Os representantes também divulgaram a Carta de Itabuna. No texto, os participantes afirmam estar em “alegria na construção coletiva” para o Nordestão. Convidam “os romeiros do campo e da cidade a se somar conosco, neste sonho que teimamos em não sonhar só”.

Ainda na carta, os participantes reafirmam a posição da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Documento 92, “Mensagem ao Povo de Deus sobre as Comunidades Eclesiais de Base”, no qual os bispos destacam o testemunho e forma autêntica de ser Igreja das CEBs como Igreja de base. “As Comunidades Eclesiais de Base constituem em nosso país uma realidade que expressa um dos traços mais dinâmicos da vida da Igreja”, diz um trecho do Documento. “Queremos reafirmar que elas constituem sendo um ‘sinal da vitalidade da Igreja’”, diz outro trecho da Carta de Itabuna.

No final, a carta convoca paróquias, dioceses e comunidades a participarem do Nordestão das CEBs. “Estamos esperando por vocês, é bom lembrar que 2012 é logo, logo, comece a preparar o seu alforje, coloque a sua farinha e a sua água, calce a suas sandálias para a caminhada, pois a festa já começou a ser preparada e você é nosso convidado especial”.

O tema do 6º Nordestão das CEBs é “Justiça e Profecia a Serviço da Vida no Nordeste” e o lema “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu (Mt 5, 10)”.

Leia carta na íntegra

Carta de Itabuna

Aos Romeiros e Romeiras do campo e da cidade a caminho do VI Nordestão
“Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu”. (Mt 5, 10)

Irmãos e Irmãs.

Todos nós representantes das CEBs dos Regionais do Nordeste, motivados pelo clima de fraternidade e harmonia que envolveu o nosso encontro de preparação realizado no período de 28 a 30 de julho de 2011, na Paróquia Santa Rita de Cássia, na Diocese de Itabuna, no sul da Bahia em preparação para o VI Nordestão, externarmos a nossa alegria e construção coletiva e a tempo convidar a todos (as) Romeiros e Romeiras do Campo e da Cidade a se somar conosco, neste sonho que teimamos em não sonhar só.

O VI Nordestão das CEBs acontecerá de 19 a 22 de julho de 2012, na Diocese de Itabuna, no sul da Bahia, tendo como tema: “Justiça e Profecia a serviço da Vida no Nordeste” e o lema retirado do sermão da montanha: “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu” (Mt,5,10).

Queremos juntos com todos (as) tornar realidade a afirmação dos Bispos do Brasil: “As Comunidades Eclesiais de Base”, constituem em nosso país, uma realidade que expressa um dos traços mais dinâmicos da vida da Igreja…Queremos reafirmar que elas continuam sendo um “sinal da vitalidade da Igreja” (RM 51). Os discípulos e as discípulas de Cristo nelas se reúnem para uma atenta escuta da Palavra de Deus, para a busca de relações mais fraternas, para celebrar os mistérios cristãos em sua vida e para assumir o compromisso de transformação da sociedade. (Comunidades Eclesiais de Base na Igreja do Brasil, CNBB, doc. 25,1)/ Mensagem do povo de Deus , CNBB, Doc. 48.

Neste contexto de uma mudança de época que a vida se encontra ameaçada por diversos fatores desde a sua concepção até seu término natural, queremos cumprir o pedido do Mestre Jesus em sermos Profetas e Profetisas a serviço da Vida, neste espaço geográfico do Brasil, Nordeste.

Vamos nos encontrar todos e todas no VI Nordestão, pois é preciso “nos conhecer”. Hora, pois, Jesus ao afirmar: “procurai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça, e tudo o mais lhe será dado por acréscimo de misericórdia”, ele quis nos mostrar a necessidade de nos auto-conhecer, pois, num outro passo do seu Evangelho, ele afirma imperativamente: “O Reino de Deus está dentro de vós”.

Lembramos que os cristão deve ter tudo em comunhão, devem repartir o pão com alegria e, sobretudo ser perseverantes na Fé (At. 4,6). Portanto, não se esqueçam de procurar nas suas Dioceses, Paróquias, Comunidades, informações de como ajudar, como participar, para que possamos realizar este grande momento de celebração da VIDA.

Estamos esperando por vocês, é bom lembrar que 2012 é logo logo, comece a preparar o seu alforje, coloque sua farinha e a sua água, calce a suas sandálias para a caminhada pois a festa já começou a ser preparada e você é nosso convidado (a) especial.

Ampliada Nordestina das CEBs,

Itabuna, 30 de julho de 2011.