
Os bispos do Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as 10 dioceses cearenses, estiveram reunidos nos dias 5 e 6 de maio, na Cúria Metropolitana de Fortaleza, em um encontro marcado pela comunhão, pela escuta fraterna e pelo fortalecimento da caminhada pastoral da Igreja no Ceará. A reunião teve como objetivo principal avaliar as ações evangelizadoras em curso nas dioceses, partilhar experiências e refletir conjuntamente sobre os desafios e perspectivas da missão da Igreja no contexto atual.
O encontro contou com a presença do presidente do Regional e bispo diocesano de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap; o vice-presidente do Regional e bispo diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos; o secretário do Regional e bispo de Iguatu, Dom Geraldo Freire Soares, CSsR; o arcebispo metropolitano de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, OSB; Dom Rosalvo Cordeiro de Lima; o bispo de Itapipoca, Dom Luís Pepeu; o bispo de Baturité, Dom Ailton Menegussi; o bispo de Crateús, Dom André Vital Félix da Silva; o bispo de Limoeiro do Norte, Dom Aurélio Pinto de Sousa; o bispo de Quixadá, Dom Edmilson Neves Ferreira; o bispo de Tianguá; o arcebispo emérito de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques; e o bispo auxiliar de Fortaleza, Dom Jânison de Sá Santos.
Durante os dois dias de reunião, os bispos refletiram sobre a caminhada pastoral da Igreja no Ceará, avaliando ações evangelizadoras e fortalecendo a comunhão entre as dioceses do Regional Nordeste 1.
O arcebispo metropolitano de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, OSB, destacou a importância do encontro como expressão de unidade e missão da Igreja. “Este é um momento de comunhão profunda entre os pastores, onde partilhamos desafios e fortalecemos nossa missão evangelizadora a serviço do povo de Deus no Ceará”, afirmou.
A reunião expressa a unidade do episcopado cearense no esforço contínuo de fortalecer a ação pastoral nas dioceses, promovendo uma caminhada conjunta de comunhão, sinodalidade e serviço. Nesse espírito, a Igreja no Ceará segue desejosa de evangelizar com novo dinamismo e em estar cada vez mais próxima das comunidades, testemunhando o Evangelho com fidelidade e esperança.