7ª Festa da Vida na Arquidiocese de Fortaleza

Neste ano de 2015, a Festa da Vida foi realizada na Paróquia São José – Centro no pátio da Catedral Metropolitana de Fortaleza, no terceiro domingo do advento, iniciando com a missa de abertura do Ano da Misericórdia, dia 13 de dezembro, das 10 às 17h. A programação contou com três momentos:festa-da-vida-logomarca-cópia300

1. Procissão da Misericórdia –  Dom José Antonio iniciou a celebração de abertura do Ano da Misericórdia às 10 horas na Igreja do Pequeno Grande (localizada na Avenida Santos Dumont, 55 – Centro – Fortaleza/CE ), em seguida todos participaram da procissão da Misericórdia até a Catedral Metropolitana;
  2. Solene Abertura da Porta da Misericórdia na Catedral de Fortaleza – Na Igreja Mãe da Arquidiocese, Catedral, aconteceu o ritual da abertura da Porta da Misericórdia e a continuação da Santa Missa, que contou com a presença dos padres, religiosos, seminaristas e leigos e de toda a nossa Igreja Alencarina;
  1. A VII Festa da Vida – no pátio da Catedral aconteceu a VII Festa da Vida, celebração que enalteceu e deu visibilidade as expressões de misericórdia e promoção da vida realizada pelas Pastorais, Organismos, Movimentos e Serviços da Arquidiocese.

A Festa da Vida na Arquidiocese de Fortaleza foi uma iniciativa pensada como gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2008 que teve como tema: “Fraternidade e Defesa da Vida”, com o lema “Escolhe, pois, a Vida”.  Nasceu para ser espaço de celebração e visibilização das ações em defesa da vida, realizadas pelas pastorais, movimentos, organizações, entidades, entidades eclesiais e civis. É um espaço privilegiado de conhecimento, partilha, diálogo, profecia e confraternização das pessoas cuidadoras da vida.

Neste ano, na Festa da Vida, as tendas foram organizadas por Regiões Episcopais, possibilitando assim, apresentarem, através de cartazes, banners, painéis, faixas, fotografia, vídeos… as ações realizadas a partir da 5ª Urgência do Plano Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza “Igreja a serviço da vida plena para todos”.

Ao mesmo tempo, a Festa quis trazer presente e celebrar o Jubileu Centenário da Arquidiocese de Fortaleza (1915 – 2015).

Histórico:

• 1ª Festa da Vida – 13/12/2009 no Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU, no bairro Castelão.
  • 2ª Festa da Vida – 12/12/2010 no Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU, no bairro Castelão. Tema “Comunhão que gera vida”.
  • 3ª Festa da Vida – 11/12/2011na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro Otávio Bonfim. Tema “A criação geme. A vida renasce. Cuidemos da Vida”.
  • 4ª Festa da Vida – 16/12/2012 na Paróquia Nossa Senhora da Fátima, no bairro Fátima. Tema “Vida e Saúde: direito de todos”.
  • 5ª Festa da Vida –15/12/2013 na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, no bairro Mucuripe. Tema “Juventude: Encontro, Esperança e Profecia”.
  • 6ª Festa da Vida –14/12/2014 na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Conjunto Palmeiras. Tema “Vida e Liberdade! Não ao tráfico humano”.
  • 7ª Festa da Vida – 13/12/2015 – Paróquia São José – Catedral Metropolitana da Fortaleza, no centro. Tema “Em novos tempos, Novas atitudes a favor da vida”.

5Informações: (85) 3388 8723; 3388 8703 – Secretariado de Pastoral.

Fonte: Equipe de Comunicação da Festa da Vida

FOTOS – Conceição Almeida