22 Anos da Páscoa do Pe. Uchoa

Hoje, 23 de junho, celebramos a Páscoa do Padre Luís Gonzaga Magalhães Uchoa. Cedo foi levado de nosso convívio, com apenas 65 anos de idade, há, exatamente, 22 anos. Foi o único professor doutor pelo Pontifício Instituto Bíblico (Roma) que aqui exerceu o magistério. Lecionou todas as disciplinas da área de Teologia Bíblica, deixando em seus alunos a certeza de que estavam diante de um grande conhecedor da Sagrada Escritura que entrementes manifestava, mais ainda, o amor pela Palavra de Deus e o dom de ensinar. A esta causa dedicou sua vida.

Sendo um dos fundadores do então ICRE, junto ao Mons. Manfredo Ramos, formou toda geração de presbíteros desde 1964, não somente desta Arquidiocese, mas de todo o Regional Nordeste I que compreendia os Estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Ao morrer ocupava a função de diretor da Biblioteca do Seminário da Praínha, a qual, merecidamente, recebe seu nome.

Pe. Uchoa, como era carinhosamente chamado, era uma pessoa de muitos amigos. Muito mais que um homem sábio era um mestre da simplicidade e da humildade. Sua vida transbordava do anseio de fazer a Palavra conhecida e vivida. São estas raízes que ainda alimentam seus ex-alunos. Que neste dia a homenagem da FCF ao querido mestre, como incenso, suba ao coração da Trindade Santíssima como um TE DEUM.

Profa. Dra. Tânia Maria Couto Maia, Professora da Faculdade Católica de Fortaleza – FCF.

Fonte: Instagram da FCF