Caminhada Penitencial

Tudo sobre a 13ª Caminhada Penitencial

Tempo da Criação 2024: “Esperar e agir com a Criação”

O Tempo da Criação de 2024 ocorrerá novamente este ano entre 1º de setembro e 4 de outubro 

Uma reflexão teológica inspirada na Carta aos Romanos será o ponto de partida para a celebração anual organizada pelo Movimento Laudato Si’ para rezar e responder ao clamor da Criação. A abertura será em 1º de setembro com um encontro ecumênico, seguido por uma reflexão sobre a eliminação dos combustíveis fósseis

Vatican News

“Esperar e agir com a Criação”. Este é o tema para o Tempo da Criação de 2024, a celebração cristã convocada a cada ano para rezar e responder ao clamor do planeta, que ocorre entre 1º de setembro, dia da Criação, e 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis. O tema que guiará o evento de  2024 é “As primícias da esperança”, inspirado na Carta aos Romanos (8,19-25). “Os tempos em que vivemos mostram que não nos relacionamos com a Terra como um presente do nosso Criador, mas como um recurso a ser utilizado”, afirma um comunicado do Movimento Laudato Si’, organizador da iniciativa. “A Criação sofre” devido ao nosso egoísmo e ações insustentáveis que a prejudicam, mas “nos ensina que a esperança está presente na espera, na expectativa de um futuro melhor”.

Trabalhar por um futuro de esperança

No contexto bíblico, “esperar” não significa ficar parado e em silêncio, mas suplicar, clamar e lutar ativamente por uma nova vida em meio às dificuldades. A Criação e todos os seres humanos são chamados a adorar o Criador, trabalhando por um futuro dinâmico de onde possam surgir as primícias da esperança.

Calendário de eventos

Este mês marca o início da fase de “preparação” para o evento ecumênico, uma fase em que os líderes das diversas denominações religiosas se reúnem e convocam suas comunidades para discernir como ouvir e responder ao clamor da Criação juntos. Eis o calendário dos eventos: em junho, um webinar para lançar o “Guia para a Celebração do Tempo da Criação”. Em 1º de setembro, haverá o encontro de oração de abertura do Tempo da Criação com líderes religiosos mundiais, enquanto em 21 de setembro será celebrado um dia de mobilização para apoiar o ‘Tratado de não proliferação de combustíveis fósseis’ (FFNPT) e um webinar online para explicar e refletir sobre como eliminá-los. O evento de encerramento está marcado para 4 de outubro e contará com a participação de jovens de todo o mundo.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais