Sínodo: iniciam-se os trabalhos do Instrumentum Laboris para a Assembleia de outubro de 2023

A Sala de Imprensa da Santa Sé comunicou que a partir desta manhã, 12 de abril, e até o próximo 19, um grupo de peritos dos cinco continentes se reunirá, na Secretaria Geral do Sínodo, para um tempo de trabalho e discernimento sobre a fase continental.

Ir. Grazielle Rigotti, ascj – Vatican News

Os trabalhos do sínodo estão caminhando. Nestes próximos dias, segundo o comunicado da Sala de Imprensa desta quarta-feira (12), os sete documentos finais das Assembleias Sinodais Continentais serão estudados em detalhes, com o objetivo de iniciar a reflexão que conduzirá posteriormente à redação do Instrumentum Laboris, o documento de trabalho para a primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que acontecerá na Cidade do Vaticano, de 4 a 29 de outubro deste ano.

Participam dos trabalho os membros da Comissão Preparatória da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos e os membros da Comissão da Secretaria Geral do Sínodo. Os dirigentes da Secretaria Geral e o Relator Geral da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, Cardeal Jean-Claude Hollerich, também estarão presentes, continua o comunicado.

Para iniciar o encontro, após um momento de oração e a sessão introdutória, os trabalhos incluirão uma ampla partilha sobre a Etapa Continental como um todo e sobre a experiência vivida durante as sete assembleias sinodais continentais para, posteriormente, serem analisados em detalhes os Documentos Finais recebidos pela Secretaria Geral do Sínodo, fruto do discernimento comunitário do Povo de Deus. O estudo pretende destacar tensões e prioridades a serem estudadas em profundidade durante a assembleia de outubro. Foi ainda informado que as jornadas serão marcadas pela celebração diária da Eucaristia e por momentos de oração pessoal e comunitária.

Apesar de serem realizados a portas fechadas, ao final da reunião, será realizada uma coletiva de imprensa, no dia 20 de abril de 2023. Mais informações serão divulgadas diretamente pela Sala de Imprensa da Santa Sé, conclui o comunicado.

Fonte: Vatican News