“Senhora da Assunção, Fortaleza se prostra aos teus pés para te louvar, para proclamar: nossa amada rainha tu és”

A Caminhada com Maria é um tempo especial para os católicos fortalezenses, ocasião pela qual demonstram publicamente sua devoção a Mãe de Jesus. A cada ano, no dia 15 de agosto, o povo mariano da capital cearense reúne-se em torno daquela que um dia fora elevada por Deus a eternidade, afim agradecê-la pelo patrocínio “na construção dessa cidade em que vivemos”.

O arcebispo de Fortaleza dom José Antonio em sua palavra de abertura manifestou alegria pelo momento celebrado “sentimos tão felizes de poder hoje mais uma vez em quase vinte anos realizar a Caminhada com Maria na festa de Nossa Senhora ao céu, padroeira da cidade de Fortaleza”. Essa procissão teve a iniciativa do arcebispo, em 2003, para celebrar o Jubileu de 150 anos de criação da Diocese do Ceará e quer recordar também as passagens bíblicas aonde as pessoas recorriam a Deus por esse meio.

Para o padre Watson Façanha, coordenador arquidiocesano de pastoral, a Caminhada “é um momento forte em que o povo de Deus de nossa arquidiocese, se põe em oração com a virgem assunta ao céu meditando os mistérios da passagem salvífica do Filho de Deus aqui na terra. Caminho de fé, caminhada de discípulos rumo ao céu”.

Apesar das restrições impostas pela pandemia a organização do evento fez uma programação com mais de 10h de duração, iniciando às 9h, com Missa Solene no Santuário dedicado a santa, no bairro Vila Velha. O programa “Conectados com a Caminhada” exibido após a eucaristia, reuniu diversos profissionais de comunicação de Fortaleza em sinal de comunhão. A novidade desse ano foi o “Esquenta da Caminhada”, apresentado pelo jornalista Julião Júnior, Mirelle Costa e padre Ivan de Souza. Às 14h, dom José Antonio fez a abertura oficial, seguida da recitação do Rosário, rezado por 20 paróquias marianas e josefinas.

O auge é a coroação da imagem de Nossa Senhora pelas mãos de dom José, que em nome de todos os fiéis rende graças a Deus por ter dado a Fortaleza e ao mundo, Maria como rainha. A transmissão está sendo realizada pelo Youtube e Facebook da Arquidiocese de Fortaleza. Muitos devotos participam pelos chats das redes sociais pedindo saúde, paz, libertação de vícios e agradecendo por graças alcançadas.