Sem Oração não haverá Sínodo - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Sem Oração não haverá Sínodo

Com a data de 14 de setembro de 2023, foi publicada a “Carta do Cardeal Mario Grech aos Bispos de Todo o Mundo”.

Vatican News

Em uma carta dirigida aos bispos e eparcas de todo o mundo, o cardeal Mario Grech, secretário geral da Secretaria Geral do Sínodo, convida os fiéis de todo o mundo a participarem em espírito de oração da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que será aberta no Vaticano em 4 de outubro.

Com esta carta, o secretário geral pretende lembrar que a Assembleia Sinodal é, acima de tudo, um evento espiritual, de oração e de escuta do Espírito Santo, o verdadeiro protagonista do evento. Para facilitar a participação e solicitar o apoio orante das comunidades locais aos membros da assembleia, a Secretaria Geral do Sínodo preparou uma “Bênção Solene” a ser recitada, em particular, no final das missas dominicais, juntamente com orações de intercessão. O original em latim está anexado (as traduções são apenas documentos de trabalho para facilitar as Igrejas locais).

Respeitando a riqueza da tradição litúrgica das Igrejas Orientais Católicas sui iuris, a carta também foi enviada aos líderes dessas Igrejas com um pedido para realizar uma bênção e intercessões semelhantes nas Divinas Liturgias.

O apelo do cardeal Grech faz parte de uma série de iniciativas destinadas a recordar o caráter eminentemente espiritual da assembleia sinodal e a promover a participação de todo o Povo de Deus por meio da oração, incluindo:

• a criação, já em 2021, de um site (www.prayforthesynod.va) em colaboração com a Rede Mundial de Oração do Papa e a UISG (União Internacional de Superioras Gerais) que propõe um tempo de oração específico para o Sínodo toda primeira segunda-feira do mês;

• a Vigília Ecumênica de Oração (www.together2023.net) em 30 de setembro, na véspera do Sínodo, transmitida ao vivo a partir das 16h30 nos canais vaticannews (vaticannews.va);

• um retiro espiritual para os membros da assembleia antes da abertura da assembleia (1° a 3 de outubro de 2023).

https://www.synod.va
https://www.synodresources.org

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Papa pede orações pela Igreja, para abraçar o diálogo e a escuta através do Sínodo

Superiora geral das religiosas Scalabrinianas visita Fortaleza

POM e Rádio Aparecida lançam podcast da Novena Missionária 2023

Diocese de Crateús celebra 60 anos de criação, nesta quinta, 28

Cinco religiosas representarão a UISG na Primeira Sessão do Sínodo