Secretários regionais fazem engrenagem da CNBB funcionar e chegar às dioceses - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Secretários regionais fazem engrenagem da CNBB funcionar e chegar às dioceses

A sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), recebeu nesta semana o encontro dos secretários executivos dos 18 regionais da entidade com os assessores das Comissões. Ao avaliar o evento, o subsecretário ajunto de Pastoral da CNBB, padre Marcus Barbosa Guimarães, ressaltou a importância do trabalho dos secretários.

“Dá para sentir que estes secretários estão na ponta, na base e a CNBB acontece também com a colaboração muito grande dos secretários regionais, que fazem essa engrenagem da CNBB funcionar e chegar de fato às dioceses, às paróquias, às comunidades”, afirmou.

Padre Marcus ainda destacou a avaliação positiva nos diversos aspectos do encontro, iniciado na terça-feira, 5 de novembro. A alegria de estarem juntos pessoalmente, os momentos de espiritualidade, a disponibilidade para o serviço são elementos que ganham relevo.

Na oportunidade, foram acolhidos três novos secretários que iniciaram o trabalho recentemente: padre Douglas Alves Fontes, do regional Leste 1; padre Walter Merlugo Júnior, do regional Sul 1; e Sandra Zambon, do regional Sul 3 da CNBB.

IMG_0736

Gestão
A novidade também fica por conta dos novos assessores das Comissões Episcopais Pastorais e das novas rotinas administrativas e de gestão. “A presença dos assessores no primeiro momento da reunião foi importante para que as comissões pudessem apresentar o seu programa, escutar dos regionais como os trabalhos das comissões acontecem”, explicou padre Marcus.

Ele ainda conta que a reunião tem a dimensão “de fazer entrar em sintonia a organização, o planejamento e a realização desse planejamento”, tudo isso dentro do contexto principal de atuação que é o serviço de evangelização.

Padre Roberto Marcelino, à direita | Foto: CNBB/Fernando Reis

O secretário executivo do regional Leste 2, que compreende as dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo, padre Roberto Marcelino de Oliveira, ressaltou o objetivo evangelizador do trabalho na CNBB. “Para isso nós temos uma estrutura. Nós ajudamos e participamos através dos trabalhos na estrutura da Igreja. Nós cuidamos da parte administrativa da Igreja, da parte dos recursos e, é claro, o carro-chefe é a evangelização. Na evangelização vem as preocupações com os leigos, com os fiéis e com tudo aquilo que a Igreja tem, anunciar o Reino de Deus”, explicou.

O Economato da CNBB proporcionou durante o encontro momentos com os responsáveis por alguns departamentos administrativos da entidade. Nesta perspectiva da gestão, responsáveis pelos departamentos Financeiro, Contabilidade e Gestão de Pessoas da CNBB puderam apresentar ferramentas que devem ser implementadas para melhoria de processos administrativos, como o sistema Cigam.

“Cada dia mais existe a necessidade de atualizar na Igreja os mecanismos de trabalho nessas estruturas. E uma das ferramentas que nós temos em mãos é a questão do computador e da internet. Aqui nós tivemos a oportunidade de ouvir dos diversos setores – contabilidade, financeiro, recursos humanos – a implementação de um sistema chamado Cigam. Aqui dentro da CNBB, junto com as Edições CNBB, e depois os regionais, vão passar a aderir esse trabalho”, contou.

Para o padre Roberto Marcelino, se faz necessário preparar e capacitar as pessoas para que entendam e trabalhem bem essas ferramentas “para que, também essa parte administrativa, financeira, o RH, aconteçam de forma bem organizada e tranquila dentro dos regionais ou organismos que operam o sistema”.

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Painel de São Francisco, há 133 anos como patrimônio espiritual da Romaria de Canindé

O convite do Papa à participação na Vigília de Oração em preparação ao Sínodo

CNBB incentiva a eleição de conselheiros tutelares, dia 1º/10, comprometidos com a proteção da população infanto-juvenil

Comissão para a Liturgia e Edições CNBB lançam formação online sobre a terceira edição típica do Missal Romano

A defesa da Vida é prioridade do Magistério da Igreja