Secretário geral da CNBB participa de avaliação da JMJ, em Roma

avaliacaojmj400Os frutos pastorais da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 foram apresentados durante reunião nos dias 10 e 11 de abril, convocada pelo Pontifício Conselho para os Leigos. O encontro contou com a participação de 300 delegados de 92 países e 45 movimentos, comunidades e associações jovens católicas, e agentes de pastorais, para balanço das Jornadas Mundiais da Juventude.

O presidente do dicastério do Vaticano, cardeal Stanislaw Ryłko, ressaltou a importância dos trabalhos com a juventude e disse ser necessária uma verdadeira “conversão missionária” dos agentes pastorais. “A pastoral juvenil é muito exigente, requer uma permanente busca de novas vias para encontrar os jovens, a busca de novas linguagens e novos modos de comunicação”, disse Stanislaw.

Bispos representantes do Brasil partilharam os resultados da JMJ Rio2013, com participação do Comitê Organizador Local (COL). O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, apresentou balanço da peregrinação da cruz e do ícone de Nossa Senhora e a Semana Missionária que precederam a JMJ. De acordo com dom Leonardo, essas duas ações nas dioceses uniram-se as atividades da Jornada como em um único evento, envolvendo todo o Brasil, possibilitando novo impulso à pastoral juvenil.

Jovens missionários

O arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador brasileiro, considerou a JMJ Rio 2013 como sendo “um milagre” que deve ser repetido todos os dias nas paróquias e comunidades. “Temos visto Deus em ação! É bom ser capaz de olhar para trás e considerar que todo o nosso trabalho, todo o esforço dos últimos anos são pequenos em comparação com a ação de Deus”, afirmou dom Orani.

Na oportunidade, o bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva, disse que a renovada atenção da Igreja brasileira ao jovens é fruto da JMJ e do compromisso missionário assumido pela juventude.

Delegados de diversos países também apresentaram os frutos pastorais da JMJ em seus países. Ao final, os participantes assistiram ao filme “Bota Fé”, produzido pela rede de informação católica Aleteia, com imagens gravadas por jovens que participaram da JMJ no Rio. O documentário está disponível no site: www.aleteia.org.

Uma missa em ação de graças pela Jornada Mundial da Juventude do Rio 2013, presidida pelo cardeal Orani Tempesta, encerrou as atividades do encontro.

Por CNBB/Jovens Conectados.