Santos do Dia (31/01): São João Bosco, São Ciro de Alexandria e São João de Alexandria, mártires, Santa Marcela e São Martim Manuel de Soure

São João Bosco, sacerdote

São João Bosco foi um sacerdote italiano, nascido em Asti, cidade próxima a Turim, na Itália. Era de origem camponesa. O santo de Turim tinha um caráter tão jovial que seu carisma se desenvolveu entre os meninos de rua, com os quais se preocupou e aos quais procurou dar uma formação sólida para a vida adulta.

São João Bosco criou uma congregação voltada à formação dos jovens. Seu Oratório era consagrado a São Francisco de Sales, o “Anjo de Genebra”, e daí vem o nome da congregação: os salesianos. O instituto criado por São João Bosco teve um desdobramento feminino, as Filhas de Maria Auxiliadora, consagradas a Santa Maria, Auxiliadora dos Cristãos.

O santo é muito conhecido por vários dons, dentre eles o da leitura das consciências e dos sonhos premonitórios. Em um desses sonhos, previu a construção de Brasília, nossa capital, incluindo sua localização geográfica exata. Por isso, é considerado o padroeiro da capital do Brasil. Encontramos o nome de São João Bosco como Dom Bosco por influência da língua italiana: em italiano, “dom Bosco” corresponde, em português, a “padre Bosco”. São João Bosco foi padre, não bispo. Viveu de 1815 a 1888.

São Ciro de Alexandria e São João de Alexandria, mártires

Hoje é dia também de São Ciro de Alexandria e São João de Alexandria, dois médicos dessa cidade que, por serem cristãos, sofreram o martírio juntamente com seus pacientes, no ano 303.

Santa Marcela, viúva

Santa Marcela foi uma nobre romana que, ao ficar viúva, transformou sua casa em um convento. Nessa mesma casa, hospedou São Jerônimo, que permaneceu como diretor espiritual da comunidade durante três anos e fez desse grupo um centro de estudos bíblicos. Dessa comunidade fizeram parte Santa Paula e suas filhas, Santa Blesila e Santa Eustóquia. Santa Marcela foi torturada e morta pelos godos, durante o saque à cidade de Roma. Santa Marcela viveu de 325 a 410.

São Martim Manuel de Soure, mártir

São Martim Manuel de Soure foi um pároco português. Os sarracenos, mouros que dominaram a Península Ibérica vindos da Arábia, torturaram São Martim e o lançaram no cárcere, onde faleceu. São Martim sofreu o martírio no ano de 1156.

Pesquisa: Professor Antônio Brandão Macêdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais