
São Tito, bispo
São Tito, bispo, foi um dos discípulos de São Paulo Apóstolo. São Paulo o converteu e o batizou também. A ele, São Paulo endereçou uma de suas cartas. São Tito participou da terceira viagem missionária de São Paulo. Passando pela ilha de Creta, São Tito ficou à frente da comunidade cristã. De acordo com a tradição, São Tito teria sido enviado por São Paulo para evangelizar a Dalmácia (região hoje pertencente à Croácia). Dessa região, São Tito teria retornado a Creta, onde faleceu em idade avançada, no ano 96.
São Timóteo, bispo e mártir
São Timóteo, bispo e mártir, também foi discípulo de São Paulo e destinatário de duas de suas cartas. São Timóteo nasceu na cidade de Listra (região situada onde hoje é a Turquia). Ele foi incumbido por São Paulo de governar a Igreja na cidade de Éfeso. O nome “Timóteo” vem do grego e significa “estimado por Deus”. De acordo com a tradição, São Timóteo foi apedrejado por condenar o culto a Dioniso (Baco para os romanos), deus do vinho e da orgia, no ano 97.
Santa Paula
Santa Paula foi uma nobre matrona romana que, ao ficar viúva, doou todos os seus bens aos pobres e passou a viver como religiosa na casa de Santa Marcela. Santa Paula viveu de 347 a 406.
Santo Estêvão Harding
Santo Estêvão Harding (lê-se “rárdin”) foi um abade beneditino, responsável pela primeira constituição do ramo dos cistercienses. Foi ele quem acolheu São Bernardo e depois o enviou a fundar a tão famosa abadia de Claraval. Santo Estêvão Harding faleceu no ano de 1134.
Pesquisa: Professor Antônio Brandão Macêdo.