
São Pedro
Comemoração da Cátedra de São Pedro, Apóstolo, em Roma. São Pedro, antes de ser bispo de Roma, foi bispo na cidade de Antioquia.
Mas foi em Roma que ele desenvolveu seu apostolado com mais empenho e foi em Roma que ele deu seu testemunho de fé, durante a perseguição do imperador Nero.
Sobre o seu túmulo foi construída a Basílica de São Pedro, confirmando-se, assim, as palavras do Salvador quando disse: “Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei minha Igreja”.
A festa de hoje recorda a investidura de São Pedro como cabeça da Igreja, investidura feita pelo próprio Cristo Jesus.
Santa Margarida de Cortona
Santa Margarida de Cortona, terciária franciscana, era filha de agricultores. Na juventude, viveu com um rapaz, de quem teve um filho. Depois, seu amante foi assassinado, e ela tentou voltar para a casa dos pais, pelos quais foi rejeitada.
Foi recebida num convento franciscano e passou, então, a dedicar-se a obras de caridade. Depois, ela mesma fundou um convento e dedicou-se às gestantes. Dedicou-se também a grandes penitências, flagelos e jejuns.
Santa Margarida de Cortona teve frequentes colóquios com Jesus e passou a viver uma elevação mística entre os seus contemporâneos. Santa Margarida viveu de 1247 a 1297.
Santo Abílio
Santo Abílio foi o terceiro bispo da cidade de Alexandria do Egito. Santo Abílio faleceu no ano de 98.
São Pápias
São Pápias foi bispo de Hierápolis (hoje chamada Pamukkale), cidade situada na região da Frígia, na Turquia.
São Pápias era companheiro de São Policarpo (este era discípulo de São João Evangelista).
Graças a alguns escritos de São Pápias, a Igreja tem informações importantes sobre as primeiras comunidades cristãs. São Pápias faleceu no ano de 130.
São Pascásio
São Pascásio foi o décimo primeiro bispo da cidade de Vienne (leia-se “viann”), na França. São Pascásio faleceu no ano de 312.
Pesquisa: Professor Antônio Brandão Macêdo.