Santos do Dia (22/01): São Vicente, Santo Anastácio, Santa Blesila, São Francisco Gil de Federich e São Mateus Afonso Leziniana

São Vicente

São Vicente, o mais popular mártir espanhol, foi diácono. Era diácono do bispo São Valério, que, por causa de um problema de dicção, fazia de São Vicente seu porta-voz, assim como Santo Aarão foi porta-voz de São Moisés no Egito diante do faraó.

Certo dia, enquanto encorajava os cristãos perseguidos na estrada que liga Saragoça a Valência, foi preso e levado à presença do governador. Diante dele, São Vicente defendeu os cristãos das calúnias levantadas pelos perseguidores.

O governador ordenou que fosse barbaramente torturado. Lançaram-no numa sala escura cheia de pontas de lança e cacos de vidro. São Vicente agradecia a Deus por sofrer tudo isso por amor de Cristo.

Desejando desapontá-lo, o governador mandou colocá-lo sobre um colchão macio, mas era tarde demais: o santo faleceu naquele instante.

Seu corpo foi jogado no campo, mas um corvo o protegeu, impedindo que fosse dilacerado pelos animais selvagens. Em seguida, foi lançado ao mar, mas voltou boiando até a praia, de onde foi recolhido pelos cristãos e sepultado. São Vicente, assim como Santa Inês, sofreu o martírio no ano 304.

Santo Anastácio, o Persa

Santo Anastácio, o Persa, foi soldado, depois monge e, por ser cristão, foi decapitado. Santo Anastácio sofreu o martírio no ano de 628.

Santa Blesila

Santa Blesila, viúva, filha de Santa Paula, foi discípula de São Jerônimo. Santa Blesila viveu de 363 a 383.

São Francisco Gil de Federich

São Francisco Gil de Federich, dominicano, foi missionário nas Filipinas e depois em Tonquim, região ao norte do Vietnã, onde sofreu o martírio. São Francisco Gil viveu de 1702 a 1745.

São Mateus Afonso Leziniana

São Mateus Afonso Leziniana também era missionário dominicano espanhol e sofreu o martírio juntamente com São Francisco Gil, em Tonquim, no ano de 1745.

Fonte: Professor Antônio Brandão Macêdo.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais