
São Mário, Santa Marta, Santo Ábaco e Santo Audíface
São Mário, sua esposa Santa Marta e seus filhos Santo Ábaco e Santo Audíface formam uma família de mártires. São Mário era de origem nobre da Pérsia e veio a Roma para visitar o túmulo de São Pedro, apóstolo.
Foram descobertos como cristãos, e o prefeito de Roma, Flaviano, exigiu que adorassem a estátua do imperador Décio ou queimassem incenso diante de um ídolo.
Como recusaram, Santa Marta foi lançada ao rio Tibre e morreu afogada. São Mário e seus filhos foram decapitados.
São Canuto IV
São Canuto IV era rei da Dinamarca e um exemplo de governante cristão. Contudo, ambições palacianas levaram seu próprio irmão a tramar sua morte, que foi consumada dentro de uma igreja.
São Canuto foi assassinado pelo irmão — repetindo-se mais uma vez a história de Caim — e é considerado mártir.
A história de seu assassinato serviu de inspiração para Shakespeare na peça Hamlet. São Canuto morreu no ano de 1086.
Santo Henrique de Upsala
Santo Henrique de Upsala foi bispo na Suécia e, posteriormente, na Finlândia. Foi martirizado no ano de 1156. É o padroeiro da Finlândia.
Santa Margarida Bourgeois
Santa Margarida Bourgeois foi uma religiosa francesa que emigrou para o Canadá. Lá fundou uma congregação dedicada à formação dos jovens. Santa Margarida Bourgeois viveu entre os anos de 1620 e 1700.
São Remígio
São Remígio foi bispo da cidade francesa de Ruão, conhecida por ter sido palco do martírio de Santa Joana d’Arc. Era filho natural do rei Carlos Martel. São Remígio faleceu no ano de 772.
Fonte: Professor Antônio Brandão Macêdo.