
Santo Antão
Hoje é dia de Santo Antão. Santo Antão é conhecido como o maior dos eremitas da Antiguidade.
Ele era de uma família rica do Egito, mas, ao ouvir o conselho evangélico de deixar tudo para seguir a Cristo, desfez-se de suas riquezas, deixando uma pequena parte para sua irmã e dando a maior parte aos pobres, e partiu para o deserto. Isso tudo na idade de vinte anos.
Depois, Santo Antão foi viver isolado durante mais vinte anos, depois dos quais voltava, vez ou outra, à cidade para ajudar os que necessitavam de seus conselhos. Dentre os que o procuravam, encontrava-se até o imperador São Constantino, o Grande. Santo Atanásio de Alexandria foi quem escreveu sua biografia.
O famoso lema, tão caro aos beneditinos, “ora et labora” (= trabalha e reza), foi inspirado na vida de Santo Antão que, uma vez sentindo grande depressão, pediu socorro a Deus.
Este lhe enviou o Anjo da Guarda de Santo Antão, o qual apareceu ora trabalhando, ora rezando. Então o anjo olhou para o eremita e disse: “vai e faze o mesmo”. Santo Antão, apesar de ter-se dedicado a penitências extremas, faleceu centenário. Santo Antão viveu de 251 a 356.
São Juliano Sabas
Hoje é dia de outro anacoreta (monge do deserto): São Juliano Sabas. Ele foi eremita na Mesopotâmia e foi quem sustentou na fé os cristãos durante a perseguição do imperador Juliano, o Apóstata. São Juliano Sabas faleceu no ano de 337.
Santa Leonila, Santo Elasipo, Santo Espeusipo e São Meleusipo
Hoje também é dia de uma família de mártires: três netos junto com a avó. A avó é Santa Leonila. Os netos: Santo Elasipo, Santo Espeusipo e São Meleusipo. Eles quatro sofreram o martírio no ano de 175.
Observação sobre o uso de “Santo” e “São”
Uma pequena observação sobre o uso de “Santo” e “São”.
Usamos, em português, a forma “Santo” quando o nome começa por vogal ou H. Exemplos: Santo André, Santo Antônio, Santo Hipólito, Santo Hugo, Santo Inácio, Santo Onofre.
Usamos a forma portuguesa “São” diante de nomes começados por consoante. Exemplos: São Bernardo, São Carlos, São Gregório, São João, São Paulo, São Pedro, São Zózimo. Exceção: São Tomás de Aquino é o único diante do qual se pode usar também a forma Santo Tomás de Aquino (mesmo começando por consoante).
Texto: Professor Antônio Brandão Macêdo.