
Os cinco primeiros mártires franciscanos
Hoje é dia da comemoração dos cinco primeiros mártires franciscanos. São Francisco de Assis enviou esses cinco seguidores a pregar o Evangelho entre os muçulmanos do Marrocos, no norte da África.
Eles foram massacrados pelos seguidores de Maomé e enviados de volta à Europa, o que despertou a vontade de outros de irem lá e sofrerem o martírio também. Isso foi o que desejou Santo Antônio de Pádua, ao saber do martírio desses cinco santos.
Santo Acúrsio, Santo Adauto, São Bernardo, Santo Otão e São Pedro são os cinco mártires franciscanos falecidos no ano de 1220.
São Marcelo
São Marcelo foi papa durante apenas um ano. Durante esse pouco tempo, São Marcelo organizou a Igreja, dividindo Roma em vinte e duas regiões administrativas, a fim de atender ao grande número de convertidos (apesar das perseguições ainda em curso).
Nessa divisão, procurou satisfazer a necessidade dos convertidos em relação à administração dos sacramentos do Batismo e da Penitência, além de providenciar a sepultura dos mártires.
São Marcelo não foi martirizado, mas foi condenado pelo imperador romano Maximiliano a cuidar das estrebarias do imperador. São Marcelo faleceu no ano de 309.
São Fulgêncio
São Fulgêncio foi bispo na cidade espanhola de Sevilha. Ele era irmão de Santo Isidoro, São Leandro e Santa Florentina. São Fulgêncio faleceu no ano de 633.
São Ferréolo
São Ferréolo também foi bispo, mas na cidade francesa de Grenoble, cidade que fica a sudeste de Paris, próxima aos Alpes. São Ferréolo sofreu o martírio no ano de 670.
São Furseu
São Furseu nasceu na Irlanda. Ele foi abade beneditino e fundador de mosteiros em sua pátria, a Irlanda, e também na Inglaterra e na França. São Furseu faleceu no ano de 1648.
Texto: Professor Antônio Brandão Macêdo.