
São Matias
O primeiro santo que vamos lembrar hoje é São Matias. São Matias foi sorteado para ser o substituto de Judas Iscariotes no número dos doze apóstolos.
O episódio de sua escolha encontra-se no livro dos Atos dos Apóstolos, escrito por São Lucas. Ele não fez parte dos doze escolhidos pessoalmente por Jesus, mas era um dos discípulos que acompanharam, o tempo todo, a atividade de Jesus e que testemunharam também a ressurreição do Mestre.
Depois de sua eleição e da descida do Espírito Santo, São Matias iniciou a missão de pregador na própria Judeia. As notícias sobre seu martírio são dadas pela tradição: São Matias foi martirizado em Jerusalém por meio de uma lança pontiaguda conhecida como alabarda.
Suas relíquias foram levadas à Alemanha por Santa Helena e se encontram na Abadia de São Matias, na cidade de Tréveris (em alemão, “Trier”).
Santa Maria Madalena de Canossa
Outra religiosa fundadora comemorada no dia de hoje é Santa Maria Madalena de Canossa, fundadora das Filhas da Caridade, no século XIX, instituto consagrado à educação das meninas pobres. Ela chegou a enfrentar o próprio Napoleão Bonaparte. Viveu de 1774 a 1835.
São Miguel Garicoïts
São Miguel Garicoïts (leia-se “garricoí”) era filho de camponeses, tornou-se pároco e professor de filosofia. Fundou, na França, a Congregação dos Padres Auxiliares do Sagrado Coração, voltada para as missões populares. São Miguel Garicoïts viveu de 1797 a 1863.
São Pacômio
Por último, temos hoje a figura de São Pacômio, eremita e abade. Ele foi o primeiro a transformar a vida eremítica (vida de solidão) em vida cenobítica (vida de monge em comunidade). São Pacômio é um dos Padres do Deserto mais famosos. Ele viveu de 290 a 346.
Pesquisa: Professor Antônio Brandão Macêdo.