Santos do Dia (14/01): São Félix de Nola, São Malaquias, São Barbásimas e companheiros e São Sabas

São Félix Nola – Foto: divulgação

São Félix de Nola

São Félix de Nola foi um sacerdote que viveu no século III. Seu pai viera da Síria e se instalara em Nola, hoje distrito da cidade de Nápoles.

São Félix foi ordenado sacerdote pelo bispo São Máximo, mas não quis sucedê-lo na sede episcopal. Sofreu duas perseguições: a primeira, do imperador Valeriano; a segunda, do imperador Décio.

São Félix de Nola é conhecido pela sua coragem em socorrer os irmãos perseguidos, tendo ele mesmo sido perseguido e encarcerado. Do cárcere, com São Pedro Apóstolo, São Félix foi libertado milagrosamente por um anjo e foi transportado até o local onde São Macário estava preso. Nesse lugar, São Félix restaurou as forças do santo bispo (ele tinha sido deixado na prisão para morrer de fome) e depois o carregou nas costas de volta até Nola, deixando-o aos cuidados de uma cristã piedosa.

São Félix continuou seu trabalho de socorrer os cristãos e, depois de terminadas as perseguições, retirou-se para viver da lavoura de um pedaço arrendado de terra.São Félix de Nola é muito lembrado por suas virtudes, especialmente a coragem de enfrentar os perseguidores com destemor. São Félix de Nola faleceu no ano 250.

São Malaquias

São Malaquias foi um profeta que viveu no século V a.C. Seu nome em hebraico significa “mensageiro de Deus”.
São Malaquias faz parte do grupo dos doze profetas menores. Aliás, ele é o último dos doze. A classificação em profetas maiores e menores do Antigo Testamento está ligada à extensão do livro, não ao valor do profeta. Por exemplo, Santo Isaías é o primeiro profeta maior, porque seu livro possui sessenta e seis capítulos, enquanto o livro de São Malaquias, o último profeta menor, só possui três capítulos.

Seu livro é pequeno, porém é denso de ideias. Ele critica os sacerdotes que oferecem vítimas impuras para Deus; ele também condena os casamentos mistos, isto é, feitos entre os fiéis e os idólatras, com a consequente frequência de divórcios; ele exorta à conversão do povo na observância da Lei de Deus; por último, ele anuncia a volta do profeta Elias, que o próprio Jesus e a Igreja veem na chegada de São João Batista.

São Barbásimas e companheiros

Hoje é dia também de São Barbásimas e companheiros. São Barbásimas foi torturado e depois enforcado juntamente com dezesseis companheiros na cidade de Selêucia, na Pérsia, onde ele era bispo, no ano 346.

São Sabas

São Sabas, monge sérvio, era príncipe, filho do rei da Sérvia. Ele se fez monge no monte Atos, no que foi imitado por seu pai, que largou a coroa para ser monge também.

São Sabas foi designado arcebispo da Sérvia. Aí ele construiu muitas igrejas e desempenhou esse papel com bastante habilidade. São Sabas viveu de 1176 a 1235.

Texto: Professor Antônio Brandão Macêdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais