Santos do Dia (13/01): Santo Hilário de Poitiers, Santo André, Santo Agrício, São Berno e São Leôncio

Santo Hilário de Poitiers – Foto: divulgação

Santo Hilário de Poitiers

Santo Hilário de Poitiers (leia-se puatiê) foi bispo e é doutor da Igreja. Santo Hilário foi contemporâneo de Santo Agostinho.

Era de família rica e já era pai de uma menina quando se converteu ao Cristianismo. Foi aclamado bispo pelo povo e teve de travar uma luta contra a heresia do Arianismo. Tal heresia, criada pelo bispo Ário de Alexandria, difundia a ideia de que Deus só existe em uma pessoa (negação da Santíssima Trindade) e de que, portanto, Jesus foi apenas um homem (negação da Divindade de Jesus).

Por causa de sua luta contra o Arianismo, Santo Hilário foi condenado ao exílio pelo imperador Constâncio.
Santo Hilário escreveu diversos tratados contra o Arianismo, pelos quais recebeu o título de doutor da Igreja, já no século XIX. Santo Hilário de Poitiers viveu de 35 a 368.

Santo André

Santo André foi um bispo da cidade de Tréveris, na Itália. Santo André de Tréveris sofreu o martírio no ano 235.

Santo Agrício

Santo Agrício foi bispo também na cidade de Tréveris. Seu nome está ligado à túnica de Jesus, já que foi a ele que Santa Helena, mãe do imperador São Constantino, deu a túnica de Cristo, conhecida até hoje como o Manto Sagrado de Tréveris.

A túnica de Jesus é conhecida também como “a túnica inconsútil” (esse adjetivo “inconsútil” significa “sem costura”). De acordo com a tradição, Nossa Senhora teria feito essa túnica para o seu Filho, quando ele ainda era muito jovem. E ele a usou toda a vida, até ser despojado dela pelos soldados.

No Evangelho segundo São João encontramos este detalhe: “Depois de os soldados crucificarem Jesus, tomaram as Suas vestes e fizeram delas quatro partes, uma para cada soldado. A túnica, porém, toda tecida de alto a baixo, não tinha costura.” (Jo 19,23) Por isso eles a sortearam, porque tinha sido tecida de um modo diferente. Até o profeta São Davi tinha antevisto essa cena e a descrevera no salmo 21 (22).
Santo Agrício faleceu no ano 333.

São Berno

São Berno foi abade beneditino e reformador. São Berno é conhecido por sua atividade pastoral incansável, prestando enormes serviços à Igreja no século IX. São Berno faleceu no ano 927.

São Leôncio de Cesareia

São Leôncio de Cesareia foi um dos padres do I Concílio de Niceia (aquele que definiu o dogma da Divindade de Jesus, contra o Arianismo, e a definição no Credo de que Jesus é “consubstancial ao Pai”).

São Leôncio era bispo da cidade de Cesareia (cidade pertence hoje à Turquia, assim como Niceia) e foi cognominado de “anjo da paz” pelos gregos. São Leôncio foi muito elogiado por Santo Atanásio. São Leôncio de Cesareia faleceu no ano 337.

Texto: Professor Antônio Brandão Macêdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais