Santos do Dia (12/01): Santo Antônio Maria Pucci, Santos Monges Mártires de Éfeso, São Bento Biscop e outros

Santo Antônio Maria Pucci – Foto: divulgação

Santo Antônio Maria Pucci

Santo Antônio Maria Pucci (lê-se “pútchi”) foi um padre servita, cujo carisma se desenvolveu na dedicação aos jovens, aos pobres e aos enfermos. Em relação aos jovens, sua principal preocupação era a educação daqueles que não possuíam meios financeiros para isso. Santo Antônio Maria Pucci viveu na Itália de 1819 a 1892.

Santos Monges Mártires de Éfeso

Hoje são comemorados os Santos Monges Mártires de Éfeso. Foram quarenta e dois monges que sofreram o martírio por terem se recusado a abolir o culto das imagens. Isso aconteceu no ano de 762, durante o governo do imperador Constantino V.

O II Concílio de Niceia, realizado em 787, condenou a Iconoclastia, heresia que abolia o culto e o uso de imagens.
Ainda hoje há vestígios dessa heresia: pessoas que não aceitam a veneração dos santos por meio de suas imagens. Essas mesmas pessoas, no entanto, substituem as imagens de Cristo e de seus imitadores, colocando em seu lugar — e difundindo — imagens de “super-heróis” (homens-morcego, homens-aranha, ratos e outros irracionais), que rebaixam o ser humano de sua condição de imagem de Deus para seres que vivem segundo instintos animalescos.

São Bento Biscop

São Bento Biscop (lê-se “bíscop”) foi um abade irlandês. Serviu ao rei da Irlanda, mas, aos vinte e cinco anos, “resolveu deixar o serviço ao rei terreno para dedicar-se ao serviço do verdadeiro Rei, cujo reino jamais perece”, no dizer de São Beda, seu discípulo e biógrafo.

São Bento Biscop fez uma peregrinação a Roma, onde obteve do Papa autorização para pregar o Evangelho. Além disso, esteve em vários mosteiros, a fim de estudar as regras monásticas e selecionar o que de melhor havia nelas.

São Bento Biscop voltou à Irlanda com tudo o que pôde conseguir para dar início à vida monacal irlandesa: bons livros, objetos de culto e relíquias dos santos. São Bento Biscop viveu de 628 a 690.

Santo Arcádio

Santo Arcádio foi um mártir do século IV. De acordo com as narrações de sua Paixão, foi torturado barbaramente em Cesareia da Mauritânia, região localizada no noroeste da África, banhada pelo Oceano Atlântico. Santo Arcádio sofreu o martírio no ano de 302.

Santa Cesária

Santa Cesária era irmã de São Cesário, bispo de Arles, na França. Santa Cesária foi uma virgem que, como monja, chegou a ser abadessa no mosteiro que ela mesma fundou. De acordo com seus biógrafos, era dotada de virtudes extraordinárias. Santa Cesária faleceu no ano de 530.

São Martinho de León

São Martinho de León foi um sacerdote agostiniano dessa cidade do centro da Espanha, situada na região de Castela Velha. Era um padre de profunda cultura, autor de várias obras ascéticas. São Martinho de León faleceu no ano de 1203.

Fonte: Professor Antônio Brandão Macêdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais