
São Gonçalo do Amarante
São Gonçalo do Amarante foi sacerdote dominicano, nascido em Vizela, cidade de Portugal, e falecido na cidade de Amarante.
Provinha da nobreza portuguesa e, após ser ordenado sacerdote, ingressou na Ordem dos Dominicanos.
Durante suas viagens missionárias, realizou muitas conversões e milagres.
A devoção a São Gonçalo difundiu-se no Brasil graças às pregações do padre Antônio Vieira, jesuíta.
São Gonçalo do Amarante viveu de 1187 a 1262.
Santo Agatão
Santo Agatão foi um papa do século VII, oriundo de um mosteiro. Não há certeza sobre qual teria sido seu mosteiro de origem: basiliano (ordem fundada por São Basílio) ou beneditino.
Foi durante o papado de Santo Agatão que a Igreja condenou a heresia do Monotelismo, doutrina que defendia a ideia de que em Cristo havia apenas uma natureza, a divina.
O concílio, realizado em Constantinopla, declarou que em Jesus se encontram tanto as duas naturezas quanto as duas vontades: divina e humana. Santo Agatão faleceu no ano de 681.
São Nicanor
São Nicanor é um dos sete diáconos escolhidos pelos apóstolos para prestar socorro às necessidades materiais dos cristãos. De acordo com a tradição, São Nicanor sofreu o martírio sob o reinado de Vespasiano, na ilha de Chipre, no ano de 76.
Santo Aldo
Santo Aldo foi eremita e, posteriormente, monge beneditino, exercendo a profissão de carvoeiro. Seu nome é de origem germânica: Aldo vem da raiz lombarda “ald”; em alemão, “alt”; em inglês antigo, “eld”; e em inglês atual, “old”, significando “velho”. Esse significado também aparece em formas vindas do grego, como “Gerôncio” e “Calógero”, com o radical “gero” expressando a mesma ideia. Santo Aldo faleceu no início do século XI, entre os anos de 1010 e 1050.
São Pedro Urséolo
São Pedro Urséolo foi almirante da frota da cidade de Veneza, na Itália. Chegou a ser doge de Veneza, cargo que equivale ao de magistrado. A palavra “doge” vem do italiano “duce”, que significa “líder”, “chefe” ou “condutor”. De acordo com a tradição, São Pedro Urséolo desempenhou essa função como um excelente administrador, apesar das dificuldades da época.
Posteriormente, decidiu deixar a Itália e tornou-se monge na Espanha. Por fim, passou a viver como eremita nas montanhas. São Pedro Urséolo viveu de 928 a 987.
Fonte: Professor Antônio Brandão Macêdo.