
São Severino
São Severino foi um abade que viveu numa região situada na atual Áustria. Vivendo como anacoreta, ou seja, um eremita afastado do convívio social, desempenhou um papel muito importante entre os habitantes das margens do rio Danúbio. Ele socorreu as populações que tiveram sua região invadida pelos hunos de Átila e por outros povos bárbaros.
Sua coragem e seu dom da profecia suscitaram admiração até entre os rudes guerreiros, a ponto de o próprio rei dos alamanos, Gibuldo, escolhê-lo como seu conselheiro. São Severino vestia o ano inteiro a mesma túnica e, durante a Quaresma, comia apenas uma vez por semana. Ele também usava o cilício, um cinto de penitência feito de crina de cavalo para macerar a pele.
Fundou muitos mosteiros, principalmente para abrigar populações inteiras que haviam sido desterradas. Antes de sua morte, seus monges foram expulsos pelos bárbaros. Ele não era beneditino, mas seus restos mortais encontram-se em um mosteiro beneditino em Nápoles, na Itália. São Severino viveu de 410 a 482.
Santo Apolinário Cláudio
Santo Apolinário Cláudio foi bispo na cidade de Hierápolis, na Frígia, região pertencente à atual Turquia. De lá, Santo Apolinário escreveu uma apologia, isto é, uma defesa da fé cristã, e a dedicou ao imperador romano Marco Aurélio, conhecido como o imperador filósofo e tolerante. Apesar dessa fama, esse imperador desencadeou uma perseguição aos cristãos. Santo Apolinário faleceu no ano de 180.
Santo Atelmo
Santo Atelmo foi bispo beneditino na cidade inglesa de Wells e, depois, na cidade de Canterbury (lê-se “cántabri”), em português, Cantuária. Santo Atelmo faleceu no ano de 923.
Santo Erardo
Santo Erardo foi um bispo vindo da Irlanda, que evangelizou a região alemã de Bayern (lê-se “báiern”), em português, Baviera. Santo Erardo é venerado em Ratisbona e faleceu no ano de 686.
São Garibaldo
São Garibaldo foi bispo na cidade alemã de Ratisbona. Era monge beneditino e faleceu no ano de 726.
Santa Gúdila
Santa Gúdila era filha de Santa Amalberga e viveu como monja dentro da própria residência. Santa Gúdila é a padroeira de Bruxelas, capital da Bélgica, e faleceu no ano de 712.
Fonte: Professor Antônio Brandão Macêdo