
Santa Ágata
Santa Ágata foi uma virgem italiana e mártir. Santa Ágata nasceu de uma nobre família da ilha da Sicília. Devido à sua beleza, foi pedida em casamento pelo cônsul Quinciano. Ela o rejeitou, por ser cristã, e ele, por vingança, ordenou que ela fosse morta. Antes disso, os carrascos a torturaram, extirpando os seios da jovem siciliana. Por fim, Santa Ágata foi estendida sobre carvões em brasa. Ela é invocada pelas mães que amamentam e pelos habitantes das regiões próximas ao vulcão Etna, na Sicília. Santa Ágata sofreu o martírio no ano de 250.
São Bertolfo
São Bertolfo era um pagão húngaro que emigrou para a região de Flandres, área compreendida entre a França, a Bélgica e a Holanda. Após sua conversão, São Bertolfo foi ordenado sacerdote e chegou a ser abade em um mosteiro na cidade de Renty (lê-se “rantí”), na França. São Bertolfo faleceu no ano de 705.
São Filipe de Jesus
São Filipe de Jesus era um franciscano mexicano da capital que sofreu o martírio junto com São Leão Carasumo, primeiro japonês da Ordem Terceira Franciscana, e São Luís Ibarchi, décimo segundo japonês franciscano. Os três foram crucificados no ano de 1597, na cidade de Nagasáqui, no Japão.
Pesquisa: Professor Antônio Brandão Macêdo.