Salvador (BA) sedia X Congresso Nacional de Entidades Negras Católicas de 22 a 25 de setembro

Bispos, padres e leigos, membros de Entidades Negras Católicas, estão reunidos na capital baiana durante a 10ª edição do Congresso Nacional de Entidades Negras Católicas (CONENC). O encontro acontece no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), localizado em Itapuã, mas um dos momentos mais importantes acontecerá nesta sexta-feira (23). Às 18h será celebrada a Santa Missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Pelourinho), presidida pelo arcebispo da arquidiocese de Feira de Santana e referencial para a Pastoral Afro-brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Zanoni Demettino Castro.

“O objetivo é compartilhar nossa experiência de fé. Somos homens e mulheres negros e negras vivendo em diferentes pontos/Estados de nosso Brasil, chamados a evangelizar. Representamos a Igreja no Brasil em sua diversidade e pluralidade missionária, conscientes que pelo Batismo somos assimilados a Cristo; «todos nós fomos batizados no mesmo Espírito, para formarmos um só corpo» (1 Cor. 12,13) (LG7), que é a Igreja. Como afirma o Papa Francisco: a diversidade cultural não ameaça a unidade da Igreja (EG 117)”, diz o secretário ad hoc do CONENC, padre Guanair da Silva Santos.

Entre as ações do Congresso Nacional das Entidades Negras Católicas está a promoção da inculturação da fé a partir das diversas realidades culturais afro-brasileiras na vivência do mandamento de Cristo: ‘Ide e Evangelizai a todas as criaturas’ (Mt. 28,19-20).

É importante destacar que o CONENC é uma ação da missão evangelizadora da Igreja no Brasil. A programação do evento será encerrada no dia 25 de setembro e conta com conferências, partilhas de experiências em grupos de trabalho, plenárias, rodas de conversas, momentos culturais de oração e missas.

Vale ressaltar que o CONENC visa fortalecer o diálogo ad intra para com os agentes leigos, padres e bispos; favorecer o diálogo interreligioso; promover diálogo bi-lateral com as religiões de matriz africana em sua diversidade, num mútuo respeito às tradições; implementar a ação da Pastoral Afro-brasileira junto às Irmandades, Congadas, paróquias, dioceses e regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; dialogar com os Movimentos Negro Social na construção de uma Sociedade justa e fraterna; promover a paz e o Bem Comum, para diminuir a intolerância, racismos e preconceitos; além de ser espaço de memória reflexiva que atualiza o compromisso da fé cristã com um projeto de evangelização inclusiva e prática antirracista; e estimular a vivência de uma espiritualidade inculturada a partir da Cruz de Cristo (Gl 6,14; Jo 19,25-27).

Arcebispo da Feira de Santana e referencial para a Pastoral Afro-brasileira da CNBB, dom Zanoni Demettino Castro, participa do encontro.

Com informações e fotos:
Sara Gomes – Jornalista do regional Nordeste 3 da CNBB