Rumo à XXV Assembleia Arquidiocesana de Pastoral: Igreja em Fortaleza se organiza para novembro de 2025

A Arquidiocese de Fortaleza se prepara para viver, nos dias 29 e 30 de novembro de 2025, a sua XXV Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, um momento histórico de escuta, discernimento e decisões em vista da caminhada evangelizadora dos próximos dois anos. Mais do que um encontro pontual, a Assembleia é o resultado de um longo percurso de preparação, marcado por consultas, encontros e reflexão comunitária.

Imagem do momento de oração da XXIV Assembleia Pastoral (Nov/2019)

Imagem do momento de oração da XXIV Assembleia Pastoral (Nov/2019)

O processo teve início ainda em 2024, quando o Secretariado Arquidiocesano de Pastoral assumiu a tarefa de promover uma ampla reflexão em vista da evangelização. Fruto desse caminho, no primeiro semestre de 2025 foi elaborado o Instrumentum Laboris, reunindo os principais desafios, propostas e prioridades que emergiram das consultas e encontros realizados. Esse material tornou-se a base para os Encontros Regionais de Pastoral e para o Simpósio Arquidiocesano de Pastoral, realizado em junho, além de orientar reuniões com pastorais, movimentos e serviços. Todo esse percurso favoreceu a escuta do Povo de Deus e garantiu uma participação efetiva no discernimento pastoral.

Durante o ano de 2025, foram promovidos diversos Encontros Regionais de Pastoral, nas nove Regiões Episcopais que compõem a Arquidiocese. Nessas ocasiões, cada paróquia, área pastoral e comunidade pôde apresentar suas experiências, desafios e propostas. O objetivo foi recolher a voz das bases, permitindo que a Assembleia Arquidiocesana seja realmente expressão da comunhão e da corresponsabilidade missionária.

Outro marco importante desse percurso foi o Simpósio Arquidiocesano de Pastoral, realizado em junho, que contou com a participação do clero e dos leigos da Arquidiocese. O encontro proporcionou um momento de escuta e formação, favorecendo o discernimento sobre os principais desafios e prioridades da evangelização, em sintonia com o processo sinodal em curso.

As 15 Comissões Arquidiocesanas de Pastoral serão gestadas após a elaboração do novo Plano Arquidiocesano de Pastoral 2026-2027, como parte do processo de reconfiguração pastoral da Arquidiocese. A criação dessas comissões busca garantir maior dinamismo, corresponsabilidade e unidade na ação evangelizadora em todo o território arquidiocesano.

Antes da Assembleia, no dia 22 de novembro, todos os delegados e participantes se reunirão em um momento de espiritualidade, que servirá como preparação interior e comunitária para o grande encontro sinodal. Espera-se que, desse processo, surja o Plano Arquidiocesano de Pastoral 2026-2027, que guiará a missão da Igreja em Fortaleza pelos próximos dois anos, iluminando com esperança o compromisso de ser uma Igreja em saída, a serviço do Evangelho e da vida.

Na próxima semana, iremos tratar sobre “O que é uma Assembleia de Pastoral?”, explicando sua importância e como ela acontece na vida da Igreja.

Pe. Ednardo Honório da Silva
Assessor Adjunto da Coordenação de Pastoral
Arquidiocese de Fortaleza

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais