Entre os dias 29 e 31 de agosto, a Casa de Retiro Medalha Milagrosa, em Aquiraz (CE), acolheu o Retiro Anual Canônico dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Fortaleza e suas esposas, com o tema “Identidade Diaconal e seus aspectos”. O encontro foi conduzido pelo padre Josileudo Queiroz, que ao longo do final de semana ajudou os participantes a refletirem sobre a vocação e missão do diácono permanente na Igreja.
O retiro é um momento de escuta, oração, aprofundamento espiritual e convivência fraterna. Segundo o diácono Marcelo Moura, “essa é uma oportunidade de renovar o compromisso com a missão, à luz da identidade diaconal, fortalecendo o espírito de serviço e comunhão”.
A presença das esposas também foi um destaque especial do encontro. Para Nadja Emanuelle Menezes, esposa do diácono Roberto Menezes, o retiro proporcionou uma verdadeira experiência de fé:
“Participar do retiro dos diáconos e as esposas é um momento de recolhimento, oração e contato com a missão que Deus quer fortalecer com os diáconos e suas esposas. As palestras, os momentos de espiritualidade, nos levam ao sagrado. A participação do padre Josileudo fez toda a diferença nesse final de semana de bênçãos.”
O retiro anual é uma exigência canônica, mas sobretudo, é uma ocasião de graça para que os diáconos e suas famílias renovem suas forças, redescubram o sentido do chamado e sigam firmes na missão de servir ao povo de Deus com alegria e dedicação.
Respostas de 6
Ao longo de muitos anos me senti vocacionado,mas confesso que o celibato me afastou. Fico feliz em ver que os diáconos tem sua importância reconhecida dentro do sacerdócio da igreja católica. Que Deus os abençoe 🙌 🙏.
Que Deus abençoe imensamente a todos vcs ,suas famílias e toda a arquidiocese. Orem por mim ,sou da Paróquia Nossa Senhora de Fátima,na diocese de Alagoinhas Bahia. Estou buscando discernir o chamado pra o diaconato. Um grande abraço
Paz e Bem para vocês, bem que gostaria de ser um Diácono na minha igreja mais não foi possível, já fui Ministro da Sagrada Comunhão e tinha um sonho de ser Diácono Permanente.
Que bela missão de compromisso com Deus desses diáconos. Rogo a Deus que ilumine sempre o caminhar deles e de suas esposas. Envia Senhor, novos diáconos, pois a messe é grande e sua igreja precisa de operários 🙏❤️
Nós da Arquidiocese de Fortaleza e como esposa de um Diácono permanente ficamos felizes de participar desse grupo que a cada dia vem crescendo em vocação e serviço a igreja de Deus, mostrando o amor e chamado ao evangelho.
Sou candidato ao diaconato, na Escola Diaconal Santo Estevão, Diocese de Castanhal, em Castanhal -Pará, estou cursando o terceiro ano da Escola, em uma busca incessante pelo discernimento para Missão/Serviço Diaconal, ao qual fui chamado por Deus.