Regional Nordeste I realiza seminário sobre a 5ª Semana Social Brasileira e apresenta diagnostico sobre os impactos dos megaprojetos no Ceará

O seminário acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de outubro no Centro de Pastoral Maria, “Mãe da Igreja”, em Fortaleza, e reunirá representantes das pastorais sociais, CEBs, organismos, movimentos sociais e populares do Ceará. Tendo como tema central “Estado para que e para quem? Participação da sociedade na democratização do estado brasileiro”. É uma realização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste I e organizado pelas pastorais sociais dando continuidade ao processo de realização da 5ª Semana Social Brasileira. Além das experiências que serão apresentadas pelas comunidades durante a atividade, os participantes contarão com a assessoria do Prof. Jeovah Meireles, da Prof.ª. Raquel Rigotto – onde farão uma apresentação do Mapeamento dos Impactos dos Grandes Projetos no Estado do Ceará (painel –visualização de quais e onde estão), dos professores Pe. Junior Aquino e Pe. Manfredo Oliveira – com uma Leitura Ética, Teológica do Estado. Já o o assessor nacional da 5ª Semana Social Brasileira, padre Nelito Dornelas fará um Balanço das Semanas Sociais Brasileiras. Dom José Haring, bispo presidente da CNBB Regional Nordeste I também participará do seminário.

Objetivos

Realizar uma troca de experiência sobre organização popular, movimentos sociais, participação popular e visualizar os projetos alternativos ao modelo hegemônico; Fazer um planejamento de ações conjuntas para fortalecimento das lutas em defesa dos territórios das comunidades tradicionais; Fortalecer a organização para intervir na elaboração das políticas públicas para um desenvolvimento solidário e sustentável em contraposição ao modelo capitalista imposto no Estado do Ceará; E apresentação e aprovar a sistematização do mapeamento dos impactos dos grandes projetos econômicos sobre as comunidades/grupos no Estado do Ceará, como também preparar as comunidades/grupos, pastorais e movimentos sociais para realização do Tribunal Popular do Estado do Ceará em 2013.

Oficinas temáticas – Experiências de Resistencia

Facilitando o entendimento dos temas levantados pelo processo da 5ª SSB sete oficinas temáticas serão trabalhadas trazendo experiências de resistência, são elas: Sistema de Justiça e Tribunal Popular – RENAP/CBJP); Campanha Permanente contra os agrotóxicos pela vida – Via Campesina/TRAMAS; Campanha contra o extermínio de jovens (Pjs, REAJA e Cáritas); Resistência a grandes obras – Movimento de Luta pelo Direito a Moradia e FDCA; Turismo comunitário – Rede Tucum; Economia Solidária – Rede Cearense de Socioeconômica Solidária; Mineração – Articulação Antinuclear; Campanha pela Regularização das Comunidades Tradicionais Pesqueiras – Movimento Pescadores e CPP/CE.

Semana Social Brasileira

A realização das Semanas Sociais Brasileiras conta com o apoio de diversos atores e setores da sociedade desde o início dos anos 90. Ela aglutina essas forças além de partilhar experiências do “Bem Viver”. Esse ano a democratização do Estado no Brasil, a partir das estruturas políticas, econômicas, sociais, culturais, é um dos pilares de reflexão da 5ª SSB.

Informações com Regilvânia Mateus (85) 99343903; (85) 3253 6998 – Cáritas Regional Ceará.