REGIONAIS DA CNBB REALIZAM SEMINÁRIOS EM PREPARAÇÃO À CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2023”

O Regional Nordeste 3, que compreende os estados da Bahia e Sergipe, realizou em Salvador (BA), o último fim de semana, de 21 a 23 de outubro, o 1º Seminário Regional da CF-2023, com a participação de 21 das 26 arquidioceses e dioceses que compõem o regional. A CF 2023 terá como tema “Fraternidade e Fome”e o lema bíblico inspirador “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). Pela terceira vez a fome será tratada em uma CF pela Igreja no Brasil.

Padre Jean Poul Hansen, desenvolveu colaborou no aprofundamento. | Foto: Arquivo padre Jean Poul.

Os cerca de 30 participantes, sob a coordenação da Equipe Regional Permanente de Campanhas e com o auxílio do assessor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jean Poul Hansen, refletiram sobre a fome na perspectiva das partes de análise faz parte do método adotado pelas campanhas (ver-iluminar e julgar-agir-celebrar).

No “ver” olharam para a realidade da fome no Brasil e nos estados da Bahia e Sergipe; com o “iluminar” refletiram sobre a realidade à luz da Palavra de Deus e dos documentos do magistério da Igreja e, no “agir”, levantaram pistas para transformar da realidade da fome no Brasil.

O assessor de Campanhas e do Seminário defende que esta seja a última vez que a Campanha da Fraternidade abordará a fome (1975, 1985 e 2023) uma vez que, em sua avaliação, “não é possível mais conviver com o flagelo da fome, tendo em paz a nossa consciência cristã”.

No seminário tratou-se também da Campanha para a Evangelização que se realizará no Advento de 2022 e terá como tema: “Evangelizar: graça e missão que se dá no encontro”. Também foi apresentada a Coleta para a Evangelização que, este ano, será feita nos dias 10 e 11 de dezembro e sobre a composição, finalidades e gestão dos fundos diocesano e nacional de solidariedade (FDS e FNS).

Importante partilha aconteceu na manhã do domingo, 23, com Regina Dantas de Carvalho, de Vitória da Conquista (BA), sobre iniciativas concretas realizadas no regional pelo cooperativismo e pelos movimentos sociais no esforço de superar a fome e a miséria. Segundo a avaliação dos participantes, o Seminário ajudou a esperançar, motivar, mobilizar, partilhar, aumentar a empatia, enfrentar com coragem, unir forças para combater definitivamente o flagelo da fome.

Seminário da CF 2023 no Nordeste 2

O Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) realizará, nos dias 28 e 29 de novembro, o Seminário de Mobilização e Formação para a Campanha da Fraternidade (CF) 2023. O encontro reunirá cerca de 100 pessoas das províncias eclesiásticas de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte no Covento Ipuarana, em Campina Grande (PB).

O bispo de Garanhuns (PE) e presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, em carta enviada as 21 dioceses do Regional, explica que cada Igreja particular deverá ser representada, no seminário, por até quatro membros da equipe de campanhas. O evento também contará com a participação de um membro da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 e da Comissão Pastoral da Terra – Regional Nordeste 2 (CPT NE2).

“O objetivo do seminário é conhecer e aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade 2023, articular a campanha nas dioceses e paróquias, e mobilizar as pastorais para trabalharem o referido tema”, afirma dom Paulo Jackson, que também é referencial para a Equipe de Campanhas da CNBB NE2.

O presidente da CNBB NE2 será um dos assessores do Seminário de Mobilização e Formação para a Campanha da Fraternidade 2023. Além do bispo, as formações também serão ministradas pelos padres Egídio de Carvalho e Pedro Igor Leite, ambos integrantes da Equipe de Campanhas do Regional.

As dioceses e arquidioceses têm até o dia 4 de novembro para inscrever seus representantes. As informações podem ser enviadas para o e-mail [email protected] ou comunicadas pelo telefone da CNBB NE2 (81) 3421.6075. O expediente no Regional é de segunda a sexta, das 8h às 13h.  De acordo com a Equipe de Campanhas da CNBB NE2, as diárias e hospedagens serão custeadas pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).

Também está previsto ainda o Seminário Regional da CF-2023, em Manaus (AM), para o Regional Norte 1, previsto para os dias 2, 3 e 4 de dezembro.

FONTE: CNBB