Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Joaquim Távora

Domingo às 7h

Nossa-senhora-da-piedade

Sta. Terezinha – I – Paróquia
Limites: Ao norte, partindo do bêco da Atraca em direção do nascente até o mar; em direção do poente, por uma linha reta do mesmo bêco até o prolongamento da rua Major Facundo. Ao poente, pela rua M. Facundo ou estrada da Serrinha, até a estrada do Cocorote. Ao sul, o ponto do encontro das estradas da Serrinha com a do Cocorote, até o sitio Santiago; e depois por uma linha deste sitio em direção ao sul até encontrar a estrada de Mecejana a Parangaba; e seguindo por esta para o nascente até a margem do rio Cocó, e pelo curso deste até o mar.
(Portaria de D. Manoel de 25 de Junho de 1934

II – Santa Terezinha – Paróquia – 1936
Por portaria de 28 de Dezembro de 1936, S. ExEscia Revmº Sr. Arcebispo da paróquia de Sta. Terezinha do Tauape para a igreja de N.S. da Piedade em carater provisorio, alterando-lhe os limites que ficaram da maneira seguinte: em lugar do Bêco da Atraca, a paróquia limitar-se-à com a da Sé pela rua João Brigido pelo lado ao nascente, até o mar.
(Portaria de D. Manoel de 28-12-1936)

III –Sta. Terezinha 1937
Por ato de 22 de setembro desligado a capela de Santa Luzia da paróquia de Santa Terezinha passando para a paróquia de Mecejana, como o era antes.

Decreto nº 76 – (Instituição da paróquia de Nossa Senhora da Piedade)

Valendo-nos dos Poderes que nos confere o Código do Direito Canônico pelos cânones 1414 – 1426 – 1427 1428. Havemos por bem instituir a paróquia de Nossa Senhora da Piedade nesta cidade de Fortaleza.
A Paróquia chamada de Santa Terezinha que teve como igreja paroquial a igreja de São João do Tauape e depois a de Nossa Senhora da Piedade. (Não se chega a construir a de Santa Terezinha). Pelo presente Decreto pelo número de 75 desta mesma data deixa de existir para dar origem as paróquias de São João do Tauape e de Nossa Senhora da Piedade. Por isso o Conselho Arquidiocesano, os Revmos. Vigários interessados e o Revmo. Provincial dos Salesianos, aos quais estava confiada a paróquia.
A igreja de Nossa Senhora da Piedade a qual funcionou provisoriamente como igreja paroquial da paróquia de Santa Terezinha, que deixa de existir fica definitivamente revestida deste carater. Ficam aprovados os limites dessa paróquia de Nossa Senhora da Piedade de acordo com as seguintes confrontações:
a) – Com as paróquias Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora dos Remédios: A partir da rua Visconde do Rio Branco o ponto de intercessão com a rua Domingos Olimpio. Segue a linha de limites, rumo ao poente, até a rua Conselheiro Tristão; por esta rumo ao sul até a rua Treze de Maio
b) – A Paróquia de São João do Tauape: pela avenida Treze de Maio, a partir do ponto de intercessão da rua Conselheiro Tristão rumo ao nascente, até o ponto de intercessão nessa mesma avenida, da rua Frei Bernardino, prolongada: daí pela rua Frei Bernardino até encontrar a rua Isaac Amaral, daí por esta até o rio Cocó.
C) – Com a Paróquia de Messejana: pelo leito do rio Cocó, do ponto em que termina rua Isaac Amaral, até o mar.
D) – Com o Curato da Sé: pela rua Padre Valdevino, no trecho que vai da avenida Visconde do Rio Branco até a rua Gonçalves Lêdo.
E) – Com a Paróquia de Santa Luzia: pela rua Padre Valdevino, o trecho que vai da avenida Visconde, digo, da rua Gonçalves Lêdo até o mar.
Dado passado em Fortaleza, sobre Nosso Sinal e Sêlo de Nossas Armas, a 12 de fevereiro de 1951.
aa) + Antonio – Arcebispo de Fortaleza
Pe. André V. Camurça – Secretário do Arcebispo