Programação do Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas na Arquidiocese de Fortaleza

No próximo domingo, dia 21 de novembro, celebra-se o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e leigas com o com o tema: Testemunhas de Jesus Libertador no compromisso com a vida e o lema: “Eu vi a aflição do meu Povo… desci para libertá-lo”(Ex 3,7-8).

Leigos e Leigas pertencentes às diversas instituições vinculadas à Igreja Católica, no Brasil, vem desde 1975, buscando, através de sua organização Conselho Nacional do Laicato do Brasil-CNLB, atualização e fortalecimento de sua identidade, vocação e missão, impulsionados pela grande contribuição dada pelo Concílio Vaticano II, que despertou nos cristãos leigos e leigas a consciência de sua vocação específica como membro do Povo de Deus, tendo o mundo como espaço próprio de sua missão (A. A.,26).

Um grande passo foi dado em 1991, quando decidiram em Assembléia comemorar o Dia Nacional do Leigo, na Festa de Cristo Rei, convidando a todos os cristãos a alicerçar sua vida em Cristo na certeza de que seu projeto é de “vida em abundância para todos” (Jo 10,10).

É nesse sentido que a Conselho Arquidiocesano de Leigos, o FAMEC dos Movimentos Eclesiais, as Pastorais e Lideranças da Arquidiocese de Fortaleza, em sintonia com V Jornada Mundial dos Pobres, o convite a uma Igreja Sinodal e a construção de “comunidades eclesiais missionárias”, articulam leigas e leigas, para compartilhar a grande alegria de serem “continuadores da missão de Cristo”, presença fiel, construtores da unidade do corpo ao qual pertencem, gerando comunhão e participação, testemunhando os valores do Evangelho, unidos à vida do povo, sobretudo ao mais sofridos, filhos e filhas de Deus.

Para viver e celebrar, convidam com alegria, para a Semana do Leigo e Leiga, com as bênçãos da Sagrada Família

Honorata F. Mendes da Silva
Coordenadora do Conselho Arquidiocesano de Leigos

Pe. Watson Holanda Façanha
Coordenador Arquidiocesano Pastoral

Fase de sensibilização

a) Divulgação para conhecimento, estudo e uso do material ou subsídio preparado para este fim, que pode ser encontrado em: cnlb.org.br e e-mail: [email protected] b) Três Rodas de conversa encontros sintonizados com a realidade que estamos vivendo, c) Sugestão de banner e card para divulgação e animação, d) Uma sugestão de celebração da Palavra, para onde não houver presença de sacerdotes e) Sugestões para o roteiro da Celebração Eucarística, na solenidade de Cristo Rei

Fase preparatória

Dias 16 e 18 às 19h30, pelas redes sociais da Arquidiocese, encontros virtuais, com reflexões sobre a realidade vivida pelo laicato.

Dia 20, na Capela do Centro de Pastoral, às 17h, uma celebração da Palavra, de forma presencial, para representantes das Regiões Episcopais, paróquias, expressões eclesiais, pastorais e leigos de boa vontade. Um momento em que leigos, no recolhimento com o Deus da Vida, agradecem e clamam pelos irmãos e irmãs que sofrem os horrores das diversas pandemias enfrentadas, logo após teremos uma confraternização para celebrar as alegrias conquistadas.

Fase celebrativa

No dia 21, no Santuário de Fátima, às 7 horas da manhã, haverá a Celebração Eucarística, momento solene pela Festa do Cristo Rei e Comemoração do Dia Nacional do Cristão Leigo e Leiga.

Juntos, novamente, vamos fortalecer nossa fé, nossa esperança e com a graça do Deus da Vida, reafirmar o compromisso de ser sal, fermento, luz e ramo da videira, no meio do mundo.

PARTICIPE! SUA PRESENÇA É NOSSA ALEGRIA!