09 – Dom Geraldo Nascimento, OFMCap – 1982 a 1997

Nasceu em Senador Pompeu-CE no dia 18 de maio de 1936. Após estudar no colégio Salesiano, em Baturité, e no colégio Marista Cearense, em Fortaleza, foi acolhido como postulante na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e em 1959 iniciou o ano do Noviciado em Guaramiranga-CE, onde emitiu os primeiros votos no dia 28 de dezembro de 1960. Estudou Filosofia e Teologia em Parnaíba e Fortaleza. No dia 28 de março de 1963 fez a profissão perpétua na Ordem Capuchinha.

Foi ordenado Sacerdote no dia 29 de junho de1967 na Igreja do Sagrado Coração de Jesus por Dom José Medeiros Delgado, Arcebispo de Fortaleza.

Após a ordenação, por pouco tempo ficou prestando serviços na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus para, em seguida, assumir o múnus de Formador, em Messejana (1968) e de diretor e professor de Filosofia, em Guaramiranga (1969).

No ano de 1970, fez o curso de Franciscanismo (CEFEPAL) em Petrópolis–RJ. Ao retornar à Vice-Província assumiu a função de Diretor dos estudantes (Pós-noviços).

Em 1976 foi eleito Vice-Provincial, cargo que exerceu por 06 anos (1976-1981). No dia 15 de setembro de 1982 foi nomeado bispo auxiliar de Fortaleza e recebeu a Ordenação Episcopal no dia 22 de dezembro de 1982, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, sendo o Bispo Sagrante o cardeal Aloísio Lorscheider. Como bispo auxiliar exerceu diversas funções na Arquidiocese de Fortaleza, como bispo referência para os religiosos, coordenador das pastorais sociais, responsável por uma região episcopal e, com a transferência do Arcebispo, foi nomeado Administrador Apostólico da Arquidiocese de Fortaleza.

No ano de 1997, por problemas de saúde, renunciou a função de bispo auxiliar de Fortaleza, retornando para o convento e passou a residir na fraternidade de Lagoa de São Francisco-PI. Desde então, sempre disponível como frade missionário, residiu em Juazeiro do Norte, Uruçuí, Parnaíba, Sobral, Lagoa de São Francisco e Bom Conselho-PE.

Desde 2016, era membro da fraternidade capuchinha de Juazeiro do Norte-CE, exercendo a função de confessor no Santuário São Francisco das Chagas, levando a todos o seu testemunho franciscano de simplicidade e de espírito missionário.

No dia 06 de novembro de 2022, após alguns dias internado no Hospital Unimed, em Juazeiro do Norte, devido a uma grave infecção pulmonar, Dom Geraldo faleceu aos 86 anos de idade.

Fonte: Província Capuchinha do Ceará e Piauí