Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza

A Pastoral Vocacional (PV) da Arquidiocese de Fortaleza participou nos últimos dias 8, 9 e 10 de novembro de mais uma Assembleia da PV/SAV do Regional Nordeste 1, realizada no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, na sede da Diocese do Crato.

A Assembleia contou com a participação dos animadores vocacionais de oito dioceses do Regional sendo eles padres, diácono permanente, religiosos e religiosas, seminaristas, casal, leigos e leigas. A Arquidiocese de Fortaleza esteve representada pelo Pe Rafhael Maciel, coordenador arquidiocesano da PV; Pe Adalgízio Sousa; Pe Bezerra; Frei Alberto, OAR; Diác. Fernandes; seminaristas Vicente e Jocenilton; pelo casal Francisco e Gorete e pelo Sr Evandro.

As reflexões da Assembleia partiram do guia de orientações para o Simpósio Vocacional do Brasil, a ser realizado de 16 a 14 de maio de 2014. A explanação foi feita pelo Pe Rafhael. Pe Fábio (Sobral) e Pe Éder (Tianguá) apresentaram um estudo sobre o 2º Congresso Latino-Americano sobre vocações realizado em 2011. Na Assembleia também houve momentos fortes de espiritualidade, convivência e partilha das experiências com a apresentação dos trabalhos vocacionais, realizados em cada diocese no ano de 2013. Na programação ainda foi incluída uma manhã turística em Juazeiro do Norte. Em romaria vocacional, os participantes visitaram o Horto, onde fica a estátua do Padre Cícero Romão Batista, a Basílica de Nossa Senhora das Dores e a Capela do Socorro, onde está o túmulo do Padre Cícero. Ao final da missa de encerramento, presidida pelo pároco da Catedral do Crato, Pe Edmilson, e animada pelos participantes do Curso de Canto Litúrgico que estava acontecendo simultaneamente no mesmo local, o bispo diocesano, Dom Fernando Panico, MSC, marcou presença deixando sua mensagem de gratidão e acolhida aos participantes dos dois encontros.

Ficou decidido que a próxima Assembleia da PV/SAV do Regional será realizada nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2014, na Diocese de Sobral.

Fotos.