Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza lança roteiro celebrativo para o 60° Dia Mundial de Oração pelas Vocações

Neste ano da graça de 2023, a Igreja no Brasil celebra com alegria e esperança o 3º Ano Vocacional que tem como objetivo principal: “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do reino de Deus”. Este desejo da Igreja brota da consciência de que vocação é graça que nos impulsiona para a missão como nos indica o tema deste Ano Vocacional. E uma das ações mais eficazes para se alcançar esta tão sonhada cultura vocacional é a incessante oração pelas vocações.

Em sua mensagem para a 1ª Jornada Mundial de Oração pelas Vocações celebrada no dia 12 de abril de 1964, à luz do versículo: “Pedi, pois ao dono da messe que mande operários para a sua Igreja” , o Papa Paulo VI dirigindo-se a todos os seus “filhos diletíssimos”, já convocava a se unirem “num único anseio de oração, as fileiras generosas dos católicos de todo o mundo para invocar do Senhor os operários necessários para a sua messe” , estimulando-os a fim de não faltarem ao que o Santo Padre definiu como “um dever tão grave e de tanta responsabilidade”. Ao longo destes anos, sempre no 4º Domingo da Páscoa, conhecido também como Domingo do Bom Pastor, todos os seus sucessores repetiram o belíssimo gesto de chamar toda a Igreja à prática da oração pelas vocações, pois, como nos diz o Papa Francisco: “As vocações nascem na oração e da oração. E só na oração podem perseverar e dar fruto”. Portanto, é necessário intensificar a prática da oração pelas vocações em todos os âmbitos: pessoal, familiar e comunitário.

É neste sentido que, com espírito sinodal e de colaboração, o Serviço de Animação Vocacional / Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza tem a alegria de oferecer uma proposta que traz roteiros celebrativos simples e dinâmicos que, acreditamos, poderá ajudar as nossas Paróquias, Áreas Missionárias, Comunidades, Grupos, Movimentos, Pastorais, Organismos, Seminários, Casas Religiosas e todos os cristãos batizados, vocacionados e vocacionadas, a bem celebrar este 60º Dia Mundial de Oração pelas Vocações que tomará lugar no dia 30 de abril, no Domingo do Bom pastor. São roteiros para momentos de espiritualidade como Vigília Vocacional, Terço Vocacional, Hora Santa Vocacional, Celebração Vocacional da Palavra de Deus nas comunidades e nas famílias e a Missa Vocacional, bem como sugestões de cantos para os diversos momentos.

Fonte: Padre Vicente Oliveira, Promotor Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza

Faça o download do arquivo: