Paróquia São José, Centro, Maracanaú

Secretárias(os):Antonio Paulo Nascimento Pereira
Giovanni Barbosa dos Santos

Confissões:

Terças-feiras a sextas-feiras das 16h30 às 17h40.

Decreto: (2/1/1952), 89

Data de criação: 02/01/1952

Criada por:  Dom Antônio de Almeida Lustosa

Decreto de Criação da Paróquia de S. José de Maracanaú

Limites:
Com a Paróquia de Maranguape – Começa a linha de limites, na extremidade Norte da Serra de Maranguape no ponto de Incidência do limite inter-municipal de Caucaia; daí vai, em linha reta, á foz do riacho S. Bento, no Rio Maranguapinho, continua em linha reta para o ponto em que a estrada do Cágado para Maracanaú, corta o divisor das águas: entre o Rio Maranguapinho e o Riacho Santo Antonio.

Seguindo por este divisor, até encontrar a linha reta: que partindo da foz do riacho Gereraú no rio Sapupara ao ponto correspondente, na crista de serra da Aratanha, a nascente do riacho Santo Antonio; daí segue por esta reta acima descrita até encontrar o divisor das águas entre o riacho Santo Antonio ao riacho Ipióca.

Com a paróquia de Caucaia – começa na extremidade do Norte da serra de Maranguape, daí segue em linha reta, para a nascente do riacho Urucutuba e desce por este, até o ponto onde cruza com a estrada da Ribeira, nos limites entre o Município de Fortaleza e Caucaia..

Com a paróquia de Parangaba – Começa a linha de limites no cruzamento da estrada da Ribeira, com o rio Urucutuba, segue em linha reta para a foz do sangradouro da Lagoa do Jaú, no rio Maranguapinho, segue, em linha reta para o sangradouro da Lagoa do Mongaú, continua, ainda em linha reta para a foz do riacho Timbó. no rio Cocó.

Com a Paróquia de Pacatuba – Começa na foz do riacho Timbó no rio Cocó, e sobe por este riacho até a ponta da estrada de ferro de Baturité, segue em linha reta para a ponta da serra a da Aratuba, toma a cumiada deste até encontrar o divisor das águas, entre o riacho Santo Antonio e o riacho da Ipióca (ponto terminal dos limites de Maracanaú com Maranguape).

Dado passado nesta cidade de Fortaleza, sob nosso sinal e sêlo de Nossas Armas, aos 2 de janeiro de 1952.

(1) – Mingaú )

aa) + Antonio – Arcebispo de Fortaleza