Paróquia da Tabuba realiza Semana Social Brasileira

A paróquia de Nossa Senhora das Graças e São Pedro – Tabuba realizou nos dias 27 de julho e 03 de agosto, na modalidade remota, a Semana Social Brasileira paroquial, com o tema: Mutirão pela Vida – por Terra, Teto e Trabalho. O encontro, promovido pela Paróquia da Tabuba, em conjunto com a Cáritas Paroquial, teve a assessoria de Regilvânia Matheus, da articulação das Pastorais Sociais do Regional Nordeste 1 – CNBB e da Cáritas Regional; Analice Lopes – agente Cáritas Paroquial de Ocara e de Thiago Valentim, Comissão Pastoral da Terra Regional e da EFA – Escola Família Agrária Jaguaribana Zé Maria do Tomé.

O encontro, em profunda sintonia com os apelos do Papa Francisco e seguindo as orientações da CNBB, se coloca em comunhão com a Igreja Arquidiocesana no que diz respeito às preocupações com uma Igreja samaritana e solidária com os pobres, sobretudo nestes tempos de pandemia da COVID 19.

.
Tivemos a palavra de nosso pároco Pe. Maurício e do coordenador paroquial da Cáritas, Francisco Carlos, dando as boas vindas a todos os participantes e explicitando o desejo do bom aproveitamento do encontro. Foi feita memória das semanas sociais anteriores, que, desde 1991, marcam práticas de mobilização popular e transformação social a partir de mutirões que impulsionam a construção de um Projeto Popular para o país. Quem quiser se aprofundar mais sobre SSB pode acessar o site https://ssb.org.br/.

Regilvânia falou dos obetivos da 6ª Semana Social Brasileira, trazendo ações de articulação, mobilização, reconhecimento e valorização, envolvendo todos os âmbitos locais e nacionais, nas questões políticas, sociais e econômicas.

Thiago Valentim fez boas provocações nos apontando para o anseio concreto que se quer com o tema proposto para 6ª. SSB: terra, teto e trabalho. Lembrou que não podemos fazer o divórcio fé e realidade; Analice com grande habilidade nos mostrou como a experiência Cáritas Paroquial pode ajudar nos processos de melhoria da vida do povo pobre. Ela elencou uma série de projetos sociais desenvolvidos pela 1ª. Cáritas Paroquial da Arquidiocese de Fortaleza, que começou na paróquia de Ocara, em 2016.

Para a Semana Social Brasileira na paróquia da Tabuba contamos com a presença de animadores das comunidades de base, coordenações laicais e lideranças sociais dos professores, pescadores e do conselho municipal de direitos do idoso. Nos próximos dias vamos estar anunciando as duas ações concretas que serão realizadas como fruto da realização da 6ª. SSB na Comunidade Paroquial da Tabuba.

Texto e imagem: paróquia de Nossa Senhora das Graças e São Pedro – Tabuba