Paróquia da Tabuba realiza Assembleia de Pastoral, “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”

Na manhã do dia 5 de fevereiro a Comunidade Paroquial de Nossa Senhora das Graças e São Pedro, Tabuba – Caucaia praias, realizou a sua Assembleia de Pastoral, na modalidade remota, ainda devido à situação da pandemia da COVID 19 que estamos enfrentando. Já na carta de convocação para esse evento paroquial, Pe. Maurício Lopes (pároco) exortava a todas as lideranças eclesiais a colaborarem com generosidade e entusiasmo missionário na construção do Reinado de Deus neste mundo, a partir de uma Igreja “em saída”.

A Assembleia aconteceu num contexto de realização do Sínodo 2021 – 2023, que o Papa Francisco convocou para a Igreja no mundo inteiro e, dessa maneira, outro não poderia ser o tema central dessa atividade paroquial que não fosse a questão da sinodalidade na vida e na missão da Igreja. Muitas lideranças eclesiais estiveram participando: presbíteros, estagiário ao diaconado permanente, religiosas e os leigos engajados da paróquia. A assembleia contou com a assessoria do Pe Ermanno Allegri, missionário Fidei Donum, vigário paroquial e cooperador em várias atividades na missão da paróquia, também com a participação do Augusto, leigo engajado da paróquia, do setor 5 (região da Iparana). Mais uma vez foi-nos possível entender que o sínodo quer ser um processo de grande participação, de escuta atenta, de discernimento comunitário. O sínodo quer mostrar que a participação é o caminho, caminhar juntos, isso é o jeito natural de ser da Igreja de Jesus.

Inspirados nos gestos e nas palavras proféticas do papa Francisco, no que diz as diretrizes da ação evangelizadora para todo o Brasil anunciadas pela CNBB, no Doc. 109, a paróquia da Tabuba tem buscado estimular, animar, formar, despertar em suas lideranças missionárias, para que estas sejam verdadeiras “evangelizadoras com espírito”. A assembleia acolheu com alegria o processo de realização do sínodo em sua fase paroquial, vai realizar outros momentos de conversa sobre o sínodo, missa de abertura da fase paroquial e vai conversar com grupos eclesiais e sociais para fazer valer o espírito do sínodo como o papa quer, de verdadeira e ampla consulta. Algumas outras atividades pastorais também que a assembleia paroquial definiu para 2022:

1. Acolher as formações da Escola de Pastoral Catequética da Arquidiocese (ESPAC): curso de Bíblia, sobre Doutrina Social da Igreja. Por isso resolveu estimular que todas as lideranças eclesiais possam fazer suas inscrições junto à ESPAC.
  2. Realização do Tríduo Pascal Missionário. Nos dias Quinta-feira Santa até Domingo da Ressurreição, a paróquia vai acolher religiosas e religiosos da CRB e leigos para ajudarem nas Comunidades de Base a vivenciarem os grandes momentos da Semana Santa.
  3. A Paróquia continuará com a distribuição de cestas básicas para as famílias em vulnerabilidade social e que estão passando pelo drama da fome. São quase 1000 (mil) cestas que a paróquia da Tabuba já distribuiu nesse tempo da pandemia da COVID 19. Realiza a cada mês a missa da solidariedade (dia 13, meio dia) e arrecada alimentos não perecíveis, assim como conta com a solidariedade de grupos e pessoas que fazem essa corrente do bem. A paróquia vai continuar exortando fiéis da importância da vacina, uso da máscara e álcool em gel, também distanciamento social para que assim todos cuidem da vida e se previnam de serem infectados pelo novo coronavírus.

Que Maria, a “Estrela da Evangelização” nos auxilie na missão de sermos Igreja em saída para as periferias sociais e existenciais, que a Igreja seja no mundo sinal-presença do amor de Deus para os mais necessitados e excluídos.

Padre Maurício Lopes

Pároco